Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / O ANO ERA 2003...

“Por que Waldemar?”: ESPN lança documentário sobre ‘meme’ do Flamengo

Produção original “Por que Waldemar” terá três episódios com mais de 50 minutos, com figuras relevantes do Flamengo e do futebol brasileiro; estreia será dia 14 de outubro

Redação Publicado em 28/09/2023, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
“Por que Waldemar?”: ESPN lança documentário sobre ‘meme’ do Flamengo - Divulgação/ ESPN
“Por que Waldemar?”: ESPN lança documentário sobre ‘meme’ do Flamengo - Divulgação/ ESPN

Em meados de 2003, o Flamengo passou por um de seus episódios mais relembrados pela geração da internet. A escolha do treinador Waldemar Lemos para o comando da equipe gerou revolta em seus torcedores e tudo foi capturado através das lentes da ESPN, que ajudou a eternizar o momento com a pergunta feita pelo repórter Cícero Mello: “Por que Waldemar?”.

O meme, que é constantemente reutilizado pelas comunidades de futebol no mundo digital, completa 20 anos neste mês de outubro e será tema da mais nova produção original da ESPN e do Star+ para o Brasil.

A pergunta ficou no ar desde então e a resposta chega duas décadas depois daquele tragicômico episódio em “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro”, série documental original da ESPN que faz uma reflexão sobre a gestão do futebol pentacampeão do mundo. O conteúdo contará com três episódios de 52 minutos e passará por todos os aspectos e diferenças do cenário da modalidade nestes 20 anos de evolução.

Após o questionamento, os gritos “Ah, Ah, Ah fora Waldemar!” tomaram conta da coletiva em que o nome de Waldemar Lemos foi anunciado. Mergulhando neste acontecimento, a produção mostra, com imagens exclusivas de arquivo, videografismo, entrevistas e depoimentos dos personagens envolvidos no célebre episódio, tudo que estava por trás dos protestos da torcida na hora do anúncio.

ESPN lança documentário "Por que Waldemar?"
ESPN lança documentário "Por que Waldemar?" (Crédito: Divulgação/ ESPN) 

 “Por que Waldemar?” aprofunda o debate sobre as mudanças no Flamengo e no futebol nacional de 2003 até os dias atuais. Na época, a modalidade ganhava o status de negócio e o esporte mais popular do planeta já faturava alto com direitos de transmissão, premiações volumosas e transferências milionárias. O documentário explora como o anúncio de Waldemar foi um ponto de virada na gestão do futebol brasileiro e representou uma ruptura com o passado de amadorismo.

O conteúdo terá três camadas principais: quem é Waldemar, entender como o clube de maior torcida do Brasil chegou ao ponto de anunciar um treinador que ninguém tinha ouvido falar; e a evolução da gestão dos clubes no Brasil, incluindo o modelo de SAFs, que chegou ao país em anos recentes e já foi implementado por gigantes da divisão de elite, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco.

Figura carimbada das transmissões de futebol da ESPN, Cícero Mello será um dos principais entrevistados do documentário. O repórter, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, vivenciou este e outros momentos icônicos do esporte carioca em primeira mão, além de ter acompanhado de perto toda evolução da modalidade no Rio de Janeiro, a cidade mais famosa do Brasil, mostrando aspectos de gestão e organização dos clubes.

A produção também contará com nomes reconhecidos nacionalmente e personalidades ligadas à equipe rubro-negra: Waldemar Lemos (treinador), Antônio Tabet (roteirista e humorista), Vampeta (ex-jogador), Edilson “Capetinha” (ex-jogador), Renê Simões (ex-treinador e dirigente), Sandra de Sá (cantora e compositora), Nunes (ídolo do Flamengo) e os ex-presidentes do clube Eduardo Bandeira de Mello, Hélio Ferraz e Edmundo Santos Silva.

A série “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro” foi escrita e dirigida por Wagner Patti e Mendel Bydlowski. O conteúdo exclusivo das plataformas Disney irá ao ar na televisão no dia 14 de outubro, na ESPN, e também ficará disponível On Demand no streaming do Star+. A produção é mais um investimento da ESPN, que em 2023 lançou os títulos originais: “Zico em Família”, “Mulheres do Microfone”, Sonho de Menino, com Fernando Diniz” e “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino”, todos com a temática esportiva e feitos pela equipe brasileira do grupo Disney.