Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / "RUA DO DOUTOR SÓCRATES"

Por que Sócrates 'deu' o nome para uma rua na França?

Ícone do Corinthians e da Seleção Brasileira, Sócrates deixou sua marca além das quatro linhas por meio de contribuições sociais e políticas

Sócrates, ídolo do Corinthians e do futebol nacional - Getty Images
Sócrates, ídolo do Corinthians e do futebol nacional - Getty Images

Nesta semana, o Doutor Sócrates, ídolo e ex-jogador do Corinthians, foi homenageado na França. O seu nome foi dado a uma rua próxima de Paris (“Rue du Dr Socrates”), onde a delegação brasileira será recebida para os Jogos Olímpicos de 2024.

O prefeito de Saint-Ouen-sur-Seine destacou que “a democracia e os valores do amor que Sócrates pregava” justificam a escolha para a honraria, já que estariam alinhados com os princípios históricos do país europeu. Além da carreira nos gramados, o meio-campista utilizou a sua voz para lutar contra a Ditadura Militar e lançar luz sobre outras pautas de relevância sociopolítica, especialmente com a Democracia Corinthiana.

Entre 1982 e 1984, o movimento encabeçado por Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon serviu de exemplo ao atribuir o peso da decisão de dirigentes aos demais funcionários do clube, de forma igualitária. Assim, democraticamente, jogadores estavam sempre envolvidos em contratações, escalações e até em regras internas.

Porém, os atletas do Timão não se limitaram à instituição. Seus representantes marcaram presença no comício pelas "Diretas Já" e reivindicaram a aprovação da Emenda Constitucional Dante de Oliveira. O projeto visava a realização de eleições presidenciais por voto direto em novembro de 1984, o que não ocorria desde 1960.

À época, Sócrates, inclusive, chegou a dizer que se a emenda fosse aprovada ele permaneceria no Alvinegro. Porém, a medida não vingou, e o meio-campista rumou à Itália para defender a Fiorentina, onde jogou entre 1984 e 1985, até retornar ao Brasil.

A postura de Sócrates fez com que ele fosse “fichado” na Ditadura Militar, o que também ocorreu com Casagrande. Para além da Democracia Corinthiana, em paralelo à sua trajetória no futebol, ‘Magrão’ teve uma relação próxima ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Essa não seria a primeira homenagem francesa ao brasileiro. Recentemente, a France Football inaugurou o “Prêmio Sócrates” para a cerimônia da Bola de Ouro (“Ballon d’Or”), concedido a jogadores envolvidos em ações solidárias e projetos sociais; o último vencedor da categoria foi Vinícius Jr, pelo “Instituto Vini Jr”, ONG que apoia escolas públicas com a construção de novos modelos de ensino-aprendizagem pela tecnologia e pelo futebol.