Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / GIGANTE!

Bola de Ouro: Sócrates é homenageado em novo prêmio da France Football

Responsável pela “Bola de Ouro”, a France Football anunciou a criação do “Prêmio Sócrates”, que homenageará atletas engajados em causas sociais

Redação Publicado em 21/09/2022, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sócrates, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira - Getty Images
Sócrates, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira - Getty Images

Nesta quarta-feira, 21, a revista France Football divulgou a concessão do “Prêmio Sócrates”, em homenagem ao ídolo do Corinthians e ex-jogador da Seleção Brasileira. O título será entregue pela primeira vez na edição de 2022 da premiação “Bola de Ouro”, o qual será destinado a atletas envolvidos em causas de cunho político e social.

“O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões empenhados”, destacaram os criadores por trás da premiação “Ballon d’Or”. Além de sua atuação em campo, o jogador teve sua carreira marcada pela “Democracia Corinthiana”, a qual tinha o fim da ditadura militar como uma de suas principais lutas dentro do movimento.

A nomeação será decidida por meio de um júri que contará com Raí, irmão mais novo de Sócrates, ídolo do São Paulo e também ex-jogador da Seleção Brasileira, ao lado de representantes da France Football e da organização Peace and Sport, que analisa propostas de pacificação ligadas ao ambiente esportivo.

“O Sócrates sempre acreditou no poder mobilizador e transformador do esporte para tornar a sociedade mais igualitária. Onze anos após sua morte, [ele] continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo”, ressaltou Raí. O prêmio será destinado, especialmente, a esportistas envolvidos em projetos de caráter social, ambiental e/ou ligados a minorias e populações em situação precária e vulnerável.

Sócrates, ídolo do Corinthians
Sócrates, ídolo do Corinthians (Créditos: Getty Images)

NA CULTURA

O meio-campista, para além da Democracia Corinthiana (que teve sua história contada pelo atleta em trabalho editorial com Ricardo Gozzi), esteve ligado às áreas da política nacional, jornalismo, cinema, música, teatro, medicina, entre outras. De acordo com Juca Kfouri, o cineasta Walter Salles Jr. também planeja uma série documental sobre o ícone do futebol brasileiro.