Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / É DELE!

Bola de Ouro: Vini Jr conquista Prêmio Sócrates por projeto social

Instituto Vini Jr foi agraciado com o Prêmio Sócrates, da Bola de Ouro, pelas suas contribuições sociais; brasileiro foi o sexto na lista de melhor jogador

Redação Publicado em 30/10/2023, às 17h07 - Atualizado às 19h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vini Jr ganha prêmio da Bola de Ouro por Instituto - Getty Images
Vini Jr ganha prêmio da Bola de Ouro por Instituto - Getty Images

O Instituto Vini Jr foi premiado na Bola de Ouro 2023, em evento desta segunda-feira, 30. A organização do brasileiro foi agraciada com a segunda edição do Prêmio Sócrates, que homenageia projetos de cunho social. A iniciativa concilia ferramentas tecnológicas com a linguagem futebolística para modernizar dinâmicas de aprendizado em escolas públicas.

Os pilares do Instituto, de acordo com o próprio site oficial, visam “aumentar a confiança dos professores, tornar a escola um lugar atrativo para os educandos e valorizar as potências e interesses de novas gerações”. O projeto era um desejo do jogador, de sua família e amigos, desde o seu primeiro contrato profissional, quando já ajudavam famílias e instituições em São Gonçalo, onde o craque nasceu e foi criado.

“A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, disse o astro brasileiro.

Além disso, o Instituto preza pela capacitação dos professores com práticas pedagógicas antirracistas, defendidas com afinco pelo jogador do Real Madrid. Vini, aliás, tem sido o principal porta-voz com visibilidade no futebol global de combate ao preconceito racial, pedindo apoio na luta contra a discriminação e questionando entidades que não se posicionam e deixam de tomar atitudes.

Vale destacar que Vini Jr também foi indicado na categoria de “Melhor Jogador”, sendo o único representante brasileiro da lista de 30 indicados. É o segundo ano seguido em que o atleta de 23 anos é considerado para a homenagem no prêmio principal, e a quarta edição consecutiva em que o país verde e amarelo tem apenas um ‘exemplar’ para a honraria mais cobiçada.

Vinicius Jr fala sobre racismo 

“É chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso. Sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar pelas crianças, e que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste ter que sempre falar sobre racismo, eu gosto de falar sobre futebol. É muito triste. Eu peço força para vocês para seguirmos na luta. E que as crianças do futuro venham a sofrer menos”, declarou Vini.