Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PIONEIRO!

Pelé foi o primeiro jogador a estampar capa de videogame; veja qual

Pelé fez história dentro e fora dos gramados, tendo sido até o primeiro jogador de futebol a estampar seu rosto na capa de um jogo de videogame

Redação Publicado em 30/12/2022, às 15h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé foi pioneiro como capa de videogame - Getty Images
Pelé foi pioneiro como capa de videogame - Getty Images

Na tarde da última quinta-feira, 29, o Rei Pelé faleceu por causa de um câncer no cólon, mas deixou sua marca nos gramados e no futebol virtual. Considerado por muitos o melhor de todos os tempos, o brasileiro foi o primeiro atleta de futebol a aparecer na capa de um jogo de videogame, ainda na década de 1980.

O jogo em questão foi o Pelé's Soccer do Atari 2600. O tradicional duelo entre consoles já acontecia na época, e o Intellivision era o rival, mas o Atari acabou conquistando o Rei e até mudando o nome de seu jogo para homenageá-lo.  Ao lado dele, o ex-jogador de basquete Kareem Abdul-Jabar e o piloto Mario Andretti.

Além desse, outros jogos também foram lançados com o Rei na capa posteriormente, como Pelé, Pelé II: World Tournament Soccer, Rocket League e FIFA. Hoje em dia é questão de honra para os jogadores que acabam na capa dos jogos, com Mbappe sendo o principal e mais procurado da atualidade.

Como jogador, Pelé é considerado por muitos o melhor da história. Além dos três títulos mundiais, o ex-atleta detém recordes históricos como número de gols, tendo feito 1.283 tentos em sua carreira. Pelo Santos, time que mais jogou, ele também deixou seu nome com títulos e marcas de gols e jogos com a camisa.

Pelé faleceu neta quinta-feira, 29
Pelé faleceu neta quinta-feira, 29/ Créditos: Getty Images

O maior camisa 10 de todos os tempos faleceu por conta de um câncer de cólon que voltou após operação ainda em 2021, e por problemas respiratórios decorrentes da Covid-19. O velório está marcado para o próximo dia 2 de janeiro e acontecerá na Vila Belmiro, com diversas homenagens por parte do Santos.