Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ACEITOU!

Paulistão permanece parado após FPF acatar suspensão de três rodadas; entidade promete terminar na data prevista

Dirigentes optaram por respeitar a determinação do governo Estadual de paralisar a competição em meio ao aumento de casos de coronavírus

Redação Publicado em 22/03/2021, às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista aérea do estádio do Corinthians, em São Paulo - GettyImages
Vista aérea do estádio do Corinthians, em São Paulo - GettyImages

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Federação Paulista de Futebol (FPF) voltou a ter uma reunião com os clubes para discutir sobre a paralisação do Campeonato Paulista, decretada pelo Governo há duas semanas para conter o número de casos de coronavírus no Estado.

Na conversa, ficou decidido que ambas as partes vão acatará a suspensão dos jogos do Paulistão enquanto durar a fase emergencial do plano de contenção do novo coronavírus do governo de São Paulo.

Dessa forma, está mantida a suspensão da quinta, sexta e sétima rodadas, aquelas presentes no período da proibição de jogos anunciada pelo governo, de 15 a 30 de março.

A Federação desistiu de levar os jogos para outros Estados e de buscar na Justiça a garantia de realização, como vinha cogitando. Apesar disso, a entidade promete encerrar o campeonato na data prevista, no dia 23 de maio.

Quando a possibilidade de levar a questão para a Justiça foi levantada, na semana passada, grande parte dos clubes votaram contra, só o SãoPaulo defendeu a judicialização, enquanto Corinthians, Palmeiras e Santos foram contrários.

A votação estava empatada em oito a oito, mas a Ferroviária mudou o voto que decidiu pela desistência da ação.

Além do São Paulo, Guarani, Ituano, Inter de Limeira,São Bento, Mirassol e Novorizontino queriam entrar na Justiça. Com o Corinthians, Palmeiras e Santos ficaram Ferroviária, PontePreta, SantoAndré, RedBullBragantino e SãoCaetano.

Com isso, o Campeonato Paulista está impedido de ser disputado em São Paulo por decreto do governo estadual, que suspendeu todos os eventos esportivos de 15 a 30 de março como uma das medidas para tentar conter a pandemia de coronavírus, em seu momento mais crítico no país.

Logo depois da proibição, a primeira reação foi buscar estádios em outros estados que pudessem receber os jogos.
Houve a possibilidade de mandar no Rio de Janeiro, que recusou, e Minas Gerais. Em Minas, as negociações caminharam a ponto de a Federação marcar São Bento x Palmeiras, que teria acontecido na quarta passada, para o estádio Independência, em Belo Horizonte, mas o governo local também endureceu as regras, e o jogo foi suspenso.

Confira a nota da FPF na íntegra:

"A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:

- A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes decidiram por unanimidade suspender a realização das rodadas do período de Fase Emergencial no Estado de São Paulo, especificamente das rodadas 5, 6 e 7 da competição, cujos jogos serão reagendados e publicados em momento oportuno;

- Diante dessas suspensões, a FPF estudou a realidade de calendário dos clubes e apresentou aos participantes. Todos estão de acordo que serão necessários esforços para adequar o agendamento dos jogos;

- O Comitê Médico da FPF, composto por profissionais da federação e dos clubes, reitera a segurança do protocolo de saúde elaborado e aprovado por todos os órgãos competentes;

- A FPF e os clubes, por meio de seus departamentos de Comunicação e Marketing, se reunirão com o propósito de intensificar as campanhas relativas aos cuidados de higiene, isolamento social e vacinação, visando amplificar as informações sobre medidas sanitárias de combate à pandemia;

- Por fim, a FPF e todos os clubes participantes reiteram publicamente que o Paulistão Sicredi será retomado a partir do dia 31/3 e o término da competição acontecerá na data prevista, 23 de maio."