Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CLÁSSICO DA SAUDADE!

Palmeiras x Santos: Confira o raio-x do Clássico da Saudade!

Veja o retrospecto das equipes no confronto e no Estádio do Morumbi, palco da partida

Izabella Macedo Publicado em 23/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras x Santos: Confira o raio-x do Clássico da Saudade - GettyImages
Palmeiras x Santos: Confira o raio-x do Clássico da Saudade - GettyImages

Neste domingo, 23, Santos e Palmeiras realizam o famoso Clássico da Saudade. Às 16h (horário de Brasília), a bola rola no Estádio do Morumbi e marca a 329ª vez que os clubes se encaram.

Diante disso, é certo afirmar que o duelo entre Alviverdes e Santistas é antigo. 

Por esse motivo o SportBuzz faz aqui, um Raio-X de cada uma das equipes e como elas chegam para o confronto, que será válido pela 5ª rodada do Brasileirão.

RETROSPECTO

Palmeiras e Santos já entraram em campo mais de 320 vezes um contra o outro (Crédito: GettyImages)

Dentro dos 328 jogos realizados pelas equipes até aqui, 105 vezes tivemos um campeão. Em 86 vezes o confronto saiu empatado e em 137 oportunidades algum dos dois teve que encarar a derrota.

QUEM VENCEU MAIS?

O grande vitorioso do clássico da Saudade é o Palmeiras, que com 137 vitórias é ainda o detentor da maior quantidade de gols registrada, se comparado com o rival Santos.

O Alviverde já marcou 557 gols no Peixe ao longo dos 105 anos de existência do confronto.

O PRIMEIRO CONFRONTO

Apesar disso, a primeira partida realizada entre os dois clubes aconteceu no dia 3 de outubro de 1915, no Velódromo de São Paulo e foi finalizada com o impressionante placar de 7 a 0 para o Santos, mas na época em que o Palmeiras ainda tinha o Palestra Itália como nome do time.

Na oportunidade, o Palestra Itália tinha apenas um ano de fundação e mesmo assim queria participar do Campeonato Paulista de 1915.

Porém, para que pudesse estar na principal liga de seu estado, a Associação Paulista de Esportes Atléticos impôs que o clube só poderia se juntar aos demais se vencesse um time de ponta que ele mesmo poderia escolher.

Mesmo não disputando o Paulistão da época, o Santos foi o escolhido por ser um time muito bem visto e reconhecido na capital.

Com a senhora goleada de 7 a 0, as chances do Palestra disputar o torneio no próximo ano estavam praticamente todas encerradas, o clube quase chegou a falir nesse momento, mas a resistência chegou com a expulsão do Scottish Wanderers, clube que foi punido por pagar jogadores em um campeonato amador.

Agora com o caminho livre, a competição precisava de um time para substituir e o Palestra se apresentou como opção sem pensar duas vezes e no ano seguinte, estava lá no Paulistão jogando novamente diante do Peixe.

O VERDÃO, MAIS INVICTO

Palmeiras conseguiu o maior tempo de invencibilidade diante do Santos, 15 anos (Crédito: GettyImages)

Além de carregar o título de mais goleador e mais vencedor do clássico, o Palmeiras também leva na maior série invicta, ficando 15 jogos contra o Santos, entre 8 de julho de 1917 e 6 de junho de 1926, sem perder para o rival.

ARTILHEIROS DO CLÁSSICO DURANTE A HISTÓRIA 

Durante a caminhada para se firmar como clube da elite, no caso do Palmeiras, e ser reconhecido como um time praticamente da capital, no caso do Santos, muitos nomes de jogadores famosos foram necessários para alavancar o clube.

Pelo lado do Palmeiras, Heitor é o maior artilheiro da história do clube pelo clássico da Saudade, com 13 gols marcados. Já no Santos, ninguém menos que o Rei Pelé leva essa, com 32 gols marcados com a camisa do Peixe.

E OS TÍTULOS?

O Santos ganhou, até hoje, apenas um título em cima do Palmeiras (Crédito: GettyImages)

Se pegarmos como base as finais diretas, aquela última partida que resolve tudo do campeonato, o Palmeiras já ganhou dois títulos batendo o Santos, e o clube da baixada venceu o rival apenas uma vez até aqui nas finalíssimas.

Pelo Brasileirão, quem leva a vantagem é o Santos, com 27 vitórias, 25 empates e 19 derrotas. 

QUEM LEVA A MELHOR NO MORUMBI?

Por conta da transmissão da final da Champions League, que acontece no mesmo dia e horário do clássico, a partida teve que ser transferida da casa Alviverde para o Estádio do Morumbi.

Na casa do outro rival, o São Paulo, quem leva a vantagem é o Palmeiras com 19 vitórias, enquanto o Santos venceu por 12 vezes e o jogo ficou empatado em 21 oportunidades.

PRINCIPAIS JOGADORES DA ATUALIDADE

Com oito gols marcados, Willian é o principal artilheiro do Verdão em 2020, seguido por Luiz Adriano, com cinco e Lucas Lima, com dois.

Willina é o principal jogador do Palmeiras em 2020 (Crédito: GettyImages)

Do lado do Santos, Marinho é o artilheiro do time e consequentemente, um dos principais jogadores do elenco do novo treinador Cuca, com três gols marcados até aqui.

Atrá dele, Arthur Gomes aparece com dois gols seguido de Eduardo Sasha.

Marinho é o principal jogador do Santos nesta temporada (Crédito: Getty Images)

COMO AS EQUIPES CHEGAM PARA O CONFRONTO?

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Bruno Henrique e Lucas Lima; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Santos: João Paulo; Pará, Alisson, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.