Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / Luto!

Morre Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, aos 90 anos

Paraguaio não resistiu às complicações de um infarto

SportBuzz Digital Publicado em 29/08/2019, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nicolás Leoz (Crédito: GettyImages)
Nicolás Leoz (Crédito: GettyImages)

Na manhã desta quinta-feira, 29, o mundo esportivo acordou com uma notícia impactante: Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, faleceu aos 90 anos de idade.

O paraguaio, que ficou conhecido por comandar uma das maiores instituições futebolísticas entre os anos de 1986 e 2013, não resistiu às complicações de um infarto que sofreu.

De acordo com a imprensa paraguaia, Nicolás estava internado no hospital de sua propriedade, em Assunção, onde já estava com a saúde bem debilitada por conta de um linfoma cancerígeno que descobriu recentemente.

Desde 2015, o ex-presidente da Conmebol está em prisão domiciliar, quando teve sua reclusão decretada pelos crimes de corrupção no Caso Fifa. Por mais que nos autos judiciais solicitassem sua extradição para os Estados Unidos, alguns recursos apresentados por sua defesa conseguiram com que ele continuasse no Paraguai.

Por meio das redes sociais, a instituição publicou uma nota de pesar confirmando o óbito de Leoz: “A Conmebol informa o falecimento de Nicolár Leoz Almirón, ex-presidente da Confederação entre 1986 e 2013”.

Além dos escândalos envolvendo seu nome, uma das questões mais emblemáticas de sua vida profissional foi ter tornado a sede da Conmebol, em Luque, um território diplomático, onde a polícia e o Ministério Público não tinham acesso. Isso só veio a mudar em 2016, após o Caso Fifa tomar maiores proporções.