Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAI MUDAR?

Ministério Público pede adiamento de Corinthians e Palmeiras; entenda

Derby, um dos principais clássicos do futebol brasileiro, está marcado para o mesmo dia de São Paulo x Coritiba, além de outros dois grandes eventos na capital

Corinthians e Palmeiras - GettyImages
Corinthians e Palmeiras - GettyImages

O Ministério Público de São Paulo enviou um ofício para a CBF para recomendar o adiamento do clássico entre Corinthians e Palmeiras, que está marcado para este domingo, 3, às 16h, na Neo Química Arena, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O documento é do dia 23 de agosto.

Existe uma preocupação com a chance de confrontos violentos entre torcidas, isso por conta do jogo entre São Paulo e Coritiba no Morumbi, que acontece no mesmo dia. Em resposta ao MP, na segunda-feira, 28, a Federação Paulista de Futebol informou que manteve reuniões com a CBF, o Ministério Público e a Polícia Militar, em busca de uma alternativa para os jogos, mas “em caráter excepcional, a partida entre Corinthians e Palmeiras não será passível de alteração”.

Desde 2016, clássicos na cidade de São Paulo são jogados com torcida única, do clube mandante. Além disso, é costumeiro marcar jogos dos grandes clubes em dias diferentes, para evitar o cruzamento de torcidas rivais, principalmente no sistema público de transporte.

“Vamos ter 40 mil corintianos saindo de Itaquera por volta das 18h30. Vamos ter 50 mil são-paulinos indo para o jogo por volta de 18h30, 19h. É uma movimentação muito grande, esses torcedores vão se encontrar no trem, no metrô, nos bairros”, alertou Paulo Castilho, procurador e membro da Comissão de Combate à Violência no Futebol em São Paulo.

Além disso, outros dois grandes eventos acontecem na cidade: a final da Copa Pioneer, no Allianz Parque, um torneio de várzea em que são esperadas 40 mil pessoas, e o festival de música The Town, em Interlagos, com público previsto de mais ou menos 100 mil pessoas. Depois da negativa das entidades esportivas, a comissão analisa e não descarta a possibilidade de acionar a Justiça para que o clássico seja transferido para outra data.