Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HISTÓRICO!

Marrocos é a primeira seleção africana na semifinal da Copa do Mundo

Marrocos vence Portugal nas quartas de final da Copa do Mundo e quebra a barreira dos times africanos, chegando na semifinal pela primeira vez

Redação Publicado em 10/12/2022, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marrocos faz história na Copa do Mundo - Getty Images
Marrocos faz história na Copa do Mundo - Getty Images

A Copa do Mundo de 2022 tem reservado muitas emoções e zebras em seu caminho, e a história vem sendo feita desde seu início. Entre as novidades, Marrocos se tornou a primeira seleção africana a chegar na semifinal da competição e se tornar uma das quatro melhores do planeta. A ida para as quartas já significava sua melhor campanha.

Anteriormente, outras três equipes já chegaram a esta fase e acabaram caindo. Camarões em 1990, Senegal em 2002 e Gana em 2010, com a história conhecida do pênalti perdido nos acréscimos e cavadinha de Loco Abreu na última cobrança das penalidades. Agora os marroquinos conseguiram quebrar esta barreira.

Com apenas um gol sofrido em toda a competição, que ainda foi contra e em uma goleada por 4 a 1 contra Canadá, o time passa muita confiança defensiva aos seus torcedores, e escapa quando consegue, para marcar seu gol. Sem passar muitos sustos, já que mantém uma marcação eficiente, a puxada de contra-ataque é comandada por Ziyech e Boufal.

Herói da classificação e autor do gol da vitória, En Nesyri aproveita sua estatura de 1,88m para ganhar dos adversários pelo alto, como fez no tento decisivo. Vale destacar os três desfalques na linha de quatro da defesa, que ainda assim passou em branco e conseguiu não ser vazada mais uma vez, mesmo contra o melhor ataque do torneio até então.

Momento do gol de Marrocos
Momento do gol de Marrocos / Créditos: Getty Images

Classificados em primeiro na fase de grupos, na disputa contra Croácia, Bélgica e Canadá, os africanos foram para as oitavas de final como surpresas e zebra contra a campeã mundial, Espanha. Segurando o bom toque de bola espanhol, eliminou a potência europeia nos pênaltis e chegou nas quartas ainda conseguindo vencer Portugal no tempo normal.