Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CATAR...

Klopp critica silêncio sobre Copa do Mundo no Catar: “Ninguém fez nada”

Jurgen Klopp, do Liverpool, criticou o Catar como país sede para a Copa do Mundo e a falta de oposição da imprensa: “Ninguém fez nada, agora deixem os jogadores jogar”

Redação Publicado em 08/11/2022, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jurgen Klopp, do Liverpool - Michael Regan / Getty Images
Jurgen Klopp, do Liverpool - Michael Regan / Getty Images

O treinador Jurgen Klopp, do Liverpool, não poupou críticas ao falar da realização da Copa do Mundo no Catar. No início da temporada, o ‘manager’ já havia reclamado sobre a interferência no calendário do futebol europeu. No último fim de semana, em coletiva de imprensa antes da partida contra o Tottenham, pela Premier League, o treinador falou mais uma vez sobre os problemas do país sede.

Quando foi anunciado que a Rússia e o Catar iam receber os dois próximos Campeonatos do Mundo, acho que foi a primeira vez que foram anunciados em simultâneo. E todos sabemos como tudo aconteceu. Na altura, já se desconfiava de como tinha acontecido. E deixamos aquilo acontecer. Sem lidar com a forma como foi feito e que agora está escrito em todo o lado”, iniciou.

E não é nada contra o Catar, mas no momento em que o país foi escolhido, era claro para todos como tinha acontecido. E todos os envolvidos deviam saber o que iria acontecer. Nessa altura, devia ter-se pensado nos direitos humanos e na necessidade de pessoas trabalharem em condições difíceis… para usar um eufemismo”, continuou Klopp.

Não se vai poder jogar o Mundial no Verão por causa do calor – mesmo agora é muito quente – e não havia um único estádio no Qatar. Tinham de ser construídos os estádios e não me parece que não se tenha pensado que alguém teria de os construir. Não dava para chamar o Aladim com a sua lâmpada e ‘puff’, havia estádios”, disse o técnico do Liverpool.

A principal crítica de Klopp foi à falta de oposição da imprensa: “Eu vejo isto do ponto de vista do futebol e não gosto da ideia de os jogadores terem de estar agora a mandar uma mensagem. Vocês são jornalistas e deviam estar a enviar uma mensagem, mas não escreveram um artigo crítico sobre as circunstâncias no Qatar que eram claras”.

Jurgen Klopp na vitória do Liverpool contra o Napoli, na Champions League
Jurgen Klopp na vitória do Liverpool contra o Napoli, na Champions League (Créditos: Michael Regan / Getty Images)

Os jogadores têm de jogar pelos seus países, não têm nada a ver com as circunstâncias em que as coisas foram feitas. Por isso não têm de estar sempre sendo questionados sobre isso. Eles não gostam de como as coisas foram feitas, eu posso garantir. Mas na altura em que foi feito, ninguém fez nada, por isso, agora deixem os jogadores jogar, não os coloquem no centro das decisões políticas. Isso não vai mudar nada. Todos nós – e vocês [jornalistas] mais do que eu – não devíamos ter deixado acontecer há 12 anos. Não é agora. Toda a gente sabia que teriam de ser construídos estádios com condições desumanas, com 50 graus”, acrescentou Klopp.

Todos deixamos isto acontecer, há demasiado tempo. Agora, alguns desses piores dirigentes do futebol já morreram, devíamos ter resolvido isto há muito”, disse. Para finalizar, Klopp esclareceu: “Eu vou ver os jogos. Mas é óbvio que vai ser diferente dos outros mundiais”.