Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MULTA!

Fluminense toma punição da Conmebol por estado do gramado do Maracanã

Clube carioca recebe multa referente ao estado do campo do estádio no Rio de Janeiro durante a partida contra o Olimpia, do Paraguai, pelas quartas de final da Libertadores

Fluminense contra Olimpia - GettyImages
Fluminense contra Olimpia - GettyImages

O Fluminense recebeu uma multa de 15 mil dólares (R$74 mil) da Conmebol, por conta do estado do gramado do Maracanã, durante a partida de ida das quartas de final da Copa Conmebol Libertadores, contra o Olimpia, do Paraguai. Além da punição, a entidade também advertiu o clube carioca que, em caso de reincidência, a punição pode ser ainda maior.

No jogo em questão, o juiz da partida descreveu a condição do gramado como “ruim”. O estado do campo de jogo ficou deteriorado por conta das inúmeras partidas nos meses de agosto, precisando fechar para que o campo passasse por reparos. A reabertura do Maracanã será no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo. O Tricolor volta a jogar no estádio na quarta-feira seguinte, dia 20.

Segundo o Manual de Clubes da Libertadores, a Conmebol exige: “A superfície natural do campo de jogo deve ser de excelente qualidade, que permita alcançar parâmetros seguros de torção, tração, pique e rolagem da bola, entre outros, utilizados para a avaliação das condições de jogo, garantindo assim, não só a qualidade do espetáculo em termos de estética como também diminuindo o risco de lesões dos jogadores e árbitros”.

O delegado do jogo ainda ressaltou as tentativas de melhora no campo nas horas que antecederam à partida. “Desde o dia anterior ao jogo, às 9h30, quando chegamos ao Estádio Maracanã, observamos um campo de jogo com muitas imperfeições para a competição. Se observavam zonas muito afetadas com falta de gramado e grandes zonas com a base descoberta, principalmente no setor Norte. Já se estava trabalhando no momento anterior ao corte e marcado, com transplante de pequenos pedaços de campo. Foram tiradas fotos e indicado que voltaríamos a checar as condições quando terminassem o trabalho. Essa nova inspeção aconteceu às 12h30 e continuaram grandes áreas desprovidas de gramado e reparações que faziam duvidar de sua permanência durante o jogo. Foram tiradas novas fotos.

No dia do jogo, às 12h, inspecionamos e era possível observar as zonas reparadas. O resultado seguiu sendo muito desagradável visual e seguramente prático à hora da disputa do jogo. Foram tiradas novas fotos do campo de jogo, com zonas de marcação de linhas desniveladas (solicitamos a repintura) e corrigir marcações que eram insuficientes do pênalti, escanteio e áreas.

Na inspeção do dia anterior, havíamos conversado com o encarregado sobre a conveniência de realizar zonas proibidas de aquecimento antes e só autorizar gols móveis colocados no lado oposto às tribunas e autorização de 10 minutos no gol do jogo. Em suma, campo de jogo ruim apesar de algumas melhorias de última hora."