Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LAMENTÁVEL!

Eurocopa: Saka, do Arsenal, se manifesta sobre ataques racistas

Saka, que é jogador do Arsenal e da Seleção Inglesa, perdeu pênalti na final da Eurocopa e foi alvo de ataques racistas

Redação Publicado em 15/07/2021, às 14h50 - Atualizado às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saka, do Arsenal e da Seleção Inglesa, recebeu ataques racista após final da Eurocopa - GettyImages
Saka, do Arsenal e da Seleção Inglesa, recebeu ataques racista após final da Eurocopa - GettyImages

Depois de cinco dias da final da Eurocopa, Saka finalmente se pronunciou sobre os ataques racistas que sofreu nas redes sociais, após perder um dos pênaltis na final do torneio. O atacante do Arsenal demonstrou sua insatisfação com tudo o que foi dito a ele e deixou claro que essas reações lamentáveis devem acabar o quanto antes. 

Por meio de suas redes sociais, Saka revelou que já esperava tais pronunciamentos racistas e lamentou que eles ocorreram. O atleta de 19 anos de idade também garantiu que não vai deixar todas essas declarações de ódio que recebeu o afetar e contou que se sentiu desapontado. 

"Doeu muito e eu senti como se tivesse desapontado a Inglaterra e minha família, mas eu prometo que não deixarei que este momento ou toda a negatividade que recebi me quebre. Para quem esteve do meu lado e me escreveu cartas sinceras, eu sou muito grato. Isto é sobre o que o futebol deveria ser ", escreveu.

Ele ainda seguiu: "Eu não quero que nenhuma criança ou adulto receba o ódio ou as mensagens dolorosas que eu, Marcus e Jadon recebemos. Eu sabia instantaneamente o tipo de ódio que receberia e é triste que as plataformas mais poderosas não fazem o suficiente para parar com estas mensagens. Não há espaço para racismo ou ódio no futebol ou em qualquer lugar da sociedade".

CONFIRA A PUBLICAÇÃO DE SAKA!

TREINADOR A INGLATERRA DEFENDEU SAKA!

O título inédito da Inglaterra na Eurocopa, não veio. Com três cobranças de pênalti perdidas, a falta de pontaria foi decisiva para que a Itália se consagrasse campeã. Um jogador em especial chamou a atenção por mandar a bola para fora, Saka, que teve a culpa retirada por Southgate.

Logo depois da partida, o técnico Gareth Southgate fez questão de assumir a responsabilidade pelo resultado final, reforçando que apesar de Saka, e outros jogadores terem errado suas penalidades, quem escolheu os atletas foi ele.

"Isso depende de mim. Eu escolhi os batedores de pênaltis com base no que fizemos nos treinos e ninguém está sozinho. Vencemos juntos como uma equipe e está totalmente em todos nós em termos de não sermos capazes de ganhar o jogo esta noite. Mas em termos de penalidades, essa é minha decisão e recai totalmente de mim", disse Southgate, em entrevista à "BBC".

Southgate colocou na partida os jovens atacantes Rashford e Sanchosomente aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação. Acontece que ambos entraram justamente apenas para cobrar os pênaltis, mas erraram.

Assim, além deles, o jovem meia-atacante do Arsenal, Saka, de 19 anos, também desperdiçou sua penalidade, que inclusive, foi a última e decisiva na partida. Se tivesse convertido, a Inglaterra ainda estaria na briga, e partiria para os alternados.

No entanto, o jovem jogador parou na barreira de Donnarumma, que tranquilamente defendeu seu chute. O jogador chorou nos braços de Southgate após a partida, e o técnico fez questão de isentá-lo de qualquer culpa.

"Ele é um grande menino, ele é tão popular com todo o grupo. Ele teve um torneio incrível e é uma estrela, e continuará a ser uma estrela. Na final também ele se saiu excepcionalmente bem quando entrou no jogo", disse o comandante.

Além disso, o treinador reconheceu que o clima no vestiário depois da partida era de muita tristeza e frustração com o vice-campeonato. Porém, ele fez questão de reforçar o orgulho pelo desempenho do time, que levou a Inglaterra até a sua primeira final de Eurocopa.

"Eles deram ao país algumas memórias inacreditáveis, e esta noite vai ser difícil para todos nós. Você deve sentir essa decepção porque as oportunidades de ganhar troféus como esse são raras em sua vida", contou antes de completar.

"Mas quando eles refletem sobre o que fizeram, eles devem estar muito orgulhosos de si mesmos", concluiu.