Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HISTÓRICO!

Doncic entra para clube dos 10 mil pontos e supera marca de LeBron James

Na vitória do Dallas Mavericks sobre o Phoenix Suns, Luka Doncic anotou 50 pontos na partida e superou marca de Lebron James

Redação Publicado em 26/12/2023, às 14h19 - Atualizado às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Doncic entra para clube dos 10 mil pontos e supera marca de Lebron James - Getty Images
Doncic entra para clube dos 10 mil pontos e supera marca de Lebron James - Getty Images

Na vitória do Dallas Mavericks sobre o Phoenix Suns, na emblemática rodada de Natal da NBA, Luka Doncic ajudou sua equipe e entrou oficialmente para o “clube dos 10 mil pontos”. O astro da Sérvia anotou 50 pontos, fez uma partida brilhante e superou marca de LeBron James como pontuador em menos tempo.

O primeiro jogador a atingir a marca de 10 mil pontos na liga foi George Mikan, na temporada 1955/56. Desde então, mais de 250 jogadores superaram essa barreira de pontuação. No entanto, poucos atletas chegaram a esse patamar em tão pouco tempo como Doncic, nem mesmo LeBron.

Maior pontuador da história da NBA, King James anotou 10 mil pontos nas suas primeiras 368 partidas. O astro dos Mavericks, no entanto, atingiu a marca aos 24 anos e com dez jogos a menos que o veterano dos Lakers. Dessa forma, apenas seis atletas atingiram essa marca com menos tempo de quadra do que Doncic.

George Gervin é o sexto colocado nesta lista, com 355 partidas; Oscar Robertson em quinto, após 334 jogos disputados; o lendário Kareem Abdul-Jabbar, após 319 confrontos; e Elgin Baylor, com 315 jogos. Um dos maiores jogadores da história não ficou em primeiro: em 303 partidas, Michael Jordan anotou 10 mil pontos.

Doncic em ação contra o Phoenix Suns (Crédito: Getty Images)
Doncic em ação contra o Phoenix Suns (Crédito: Getty Images)

O primeiro colocado da lista é Wilt Chamberlain, que precisou de apenas 236 jogos para superar essa marca tão emblemática. Doncic, por sua vez, garantiu uma média de quase 28 pontos na NBA, após de seus primeiros 358 jogos. Assim, o sérvio tem a terceira maior marca da história da liga.