Sportbuzz
Testeira
Futebol / OUTRA VEZ!

Algoz do Cruzeiro na série B do Brasileirão, atacante do CSA sofre ofensas racistas

Iury Castilho fez o gol da vitória do CSA diante do Cruzeiro e foi alvo de racismo nas redes sociais

Redação Publicado em 27/09/2021, às 16h57 - Atualizado às 17h20

Iury Castilho fez o gol da vitória do CSA diante do Cruzeiro - CSA / Flickr
Iury Castilho fez o gol da vitória do CSA diante do Cruzeiro - CSA / Flickr

Iury Castilho foi o nome da partida entre Cruzeiro e CSA no último domingo, 26, quando o time alagoano venceu com gol do atacante. No entanto, depois do jogo, que teve uma série de polêmicas, o autor do tento da vitória do confronto sofreu com diversas ofensas racistas em suas redes sociais e se manifestou sobre o tema.

Em entrevista para o "Globo Esporte", Iury Castilho fez um forte desabafo e deu maiores detalhes em relação as ofensas que sofreu nas redes sociais. O jogador do CSA revelou que denunciou todas as pessoas que enviaram essas mensagens, que vieram por meio de áudios, fotos e também escritas.

"Nós temos que denunciar qualquer que seja a atitude racista de um ser humano. É abominável. Quando recebi as mensagens, só lembrei de tudo que fiz e lutei para chegar até aqui. Sou preto com muito orgulho. Abençoado. Feliz com tudo que construí. Só tenho a lamentar por essas pessoas. São uns coitados. Não vou me vitimizar, não. Não preciso disso. Só cobrarei respeito. Minha vida é marcada por lutas, derrotas e muitas vitórias", afirmou.

Quem também se pronunciou sobre o tema foram os advogados do atleta do Cruzeiro: "Recebemos a notícia do nosso cliente com muita indignação e tristeza. Em pleno século XXI, não podemos mais tolerar esse comportamento preconceituoso, não só de torcedores, mas de toda a comunidade do futebol, da sociedade como um todo. Em virtude das ofensas direcionadas ao Iury, tendo como base os elementos de raça, será noticiado o suposto crime de injúria racial qualificada e ameaça". 

COMO FOI A VITÓRIA DO CSA CONTRA O CRUZEIRO?

Na tarde deste domingo, 26, Cruzeiro e CSA se enfrentaram na disputa da 26ª rodada do Brasileirão da Série B. Com apenas quatro pontos de distância na tabela, as equipes fizeram jogo agitado em mais um desafio na competição nacional.

Apesar disso, o jogo teve momentos de lentidão na etapa final. Mesmo assim, o CSA mostrou força para reagir e buscar a virada diante do Cruzeiro pelo placar de 2 a 1. Agora, a equipe alagoana chegou aos 38 pontos e assumiu a sétima posição do Brasileirão da Série B

JOGO!

No primeiro tempo, o Cruzeiro logo fez valer o fator casa e partiu para cima. Aos dez minutos, Adriano recebeu bom cruzamento de Cáceres e cabeceou bonito para grande defesa de Thiago Rodrigues. Aos 21, Felipe Augusto invadiu a área e finalizou para mais um milagre do goleiro.

Pior na partida, o CSA também encontrou espaço no campo de ataque. Aos 28 minutos, Bruno Mota recebeu lindo passe e saiu na cara do gol. Porém, Fábio fechou bem e evitou o pior para a Raposa. Após o susto, os donos da casa reagiram.

Aos 40 minutos, Matheus Pereira fez bom cruzamento e encontrou Claudinho, que apareceu entre os zagueiros para colocar o Cruzeiro na frente. 1 a 0. Após o lance, o VAR ainda fez a revisão, mas confirmou o tento. Intervalo!

Na segunda etapa, o CSA voltou determinado para entrar no jogo e buscar o empate. E foi exatamente o que aconteceu. Aos quatro minutos, Yuri aproveitou cruzamento, dominou e bateu na saída do goleiro. 1 a 1.

Empolgado com o gol marcado, o time alagoano quase buscou a virada. Aos 12 minutos, Bruno Mota cobrou falta e viu Fábio fazer grande defesa. Com dificuldades, o Cruzeiro não demonstrou o mesmo ritmo da primeira etapa.

Assim, o CSA soube aproveitar o bom momento e virou a partida. Aos 18 minutos, Cristovam mandou bom cruzamento para Iury Castilho, que apareceu na segunda trave e mandou na direção contrária de Fábio. 2 a 1.

Mesmo depois de sofrer o gol, o Cruzeiro encontrou enormes dificuldades para buscar o empate dentro de casa. Sem nenhum lance de perigo, a equipe ainda viu Rafael Sobis ser expulso por reclamação aos 40 minutos da etapa final. 2 a 1. Fim de papo!

PRÓXIMOS JOGOS

Guarani x Cruzeiro - Quarta-feira, dia 29 (19h)

CSA x Ponte Preta - Quarta-feira, dia 29 (21h30)


 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!