Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAR EM TUDO!

Conmebol confirma VAR desde o começo da Libertadores 2023

A Conmebol decidiu em reunião no Paraguai, pela utilização do árbitro de vídeo em todos os jogos de suas competições a partir da próxima temporada

Redação Publicado em 11/10/2022, às 18h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conmebol decide ter VAR em todos os jogos - Getty Images
Conmebol decide ter VAR em todos os jogos - Getty Images

A Conmebol anunciou nesta terça-feira, 11, que a partir da temporada de 2023, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana contarão com árbitro de vídeo em todos os seus jogos, diferente do que estava acontecendo. Até as edições deste ano, o VAR só era utilizado a partir da fase de oitavas de final, ausente dos playoffs e fase de grupos de ambas as competições.

A decisão foi tomada em reunião do Conselho da entidade, no Paraguai, que contou até com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino. As fases preliminares, assim como a próxima Recopa Sul-Americana também entram na novidade no próximo ano, que era algo que vinha sendo pedido por alguns clubes nesta edição.

O América-MG e o Atlético-MG fizeram um pedido formal para que a utilização da tecnologia iniciasse antes do previsto nesta temporada. Os pedidos foram feitos após erros da arbitragem em seus jogos, até no enfrentamento entre os rivais, mas a Conmebol não atendeu o desejo de ambas as equipes no momento.

Para esta alteração, o conselho teve que entender que todos os estádios que podem participar das competições, tem estrutura o suficiente para abrigar a tecnologia indicada. Uma das preocupações da Conmebol eram as equipes de menor porte, e que se classificam todos os anos para os torneios, principalmente para a Sul-Americana.

VAR é utilizado pela Conmebol desde 2018
VAR é utilizado pela Conmebol desde 2018/ Créditos: Getty Images

A entidade Sul-Americana utiliza o VAR desde 2018, quando também estreou nas oitavas de final da Libertadores. Desde então o formato seguiu, até que em 2020 áudios e imagens utilizadas pelas arbitragens nas partidas passaram a ser disponibilizadas publicamente, para que dirigentes e torcida pudessem saber como foi o julgamento dos lances polêmicos.