Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » MUNDIAL DE CLUBES

Confira os melhores times brasileiros no Mundial de Clubes

Sete clubes brasileiros já participaram da competição, mas apenas três levantaram a taça

Damaris Andrade Publicado em 23/04/2020, às 16h40

Corinthians é o único brasileiro com dois títulos no Mundial de Clubes
Corinthians é o único brasileiro com dois títulos no Mundial de Clubes - Getty Images

Em 1999, a FIFA anunciou que a partir do ano seguinte realizaria a primeira competição intercontinental entre clubes organizada pela entidade. Logo em sua primeira edição, dois clubes brasileiros foram protagonistas do Mundial de Clubes.

CORINTHIANS

A edição inaugural do Mundial de Clubes contou com um clube  de cada confederação, um indicado pela CBF, já que o Brasil era o país sede, e ao Real Madrid, campeão da Copa Intercontinental de 1998. O Corinthians, indicado pela CBF e campeão brasileiro de 1998 e 1999, liderou o seu grupo e chegou à final para disputar com o Vasco, que foi o primeiro lugar do grupo B. 

A equipe do Corinthians tinha grandes nomes como Dida no gol, Marcelinho Carioca, Luizão, Vampeta, e o técnico era Oswaldo de Oliveira. O jogo terminou em 0 a 0 e foi decidido nos pênaltis. Rincón, Fernando Baiano, Luizão, Edu e Marcelinho carioca bateram para o Corinthians, este último perdendo o pênalti. 

Já o Vasco contou com os acertos de Romário, Alex Oliveira e Viola, enquanto Gilberto e Edmundo não acertaram e o Corinthians foi consagrado o campeão do Mundial de 2000.

ESCALAÇÃO

Dida, Índio, Adílson, Fábio Luciano, Kléber, Vampeta, Freddy Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edílson, Luizão. Substituições: Edu, Gilmar Fubá e Fernando Baiano. Técnico: Oswaldo de Oliveira

O time paulista retornou ao Mundial em 2012, após vencer a Copa Libertadores pela primeira vez no ano anterior. O formato ainda contava com oito clubes, mas Corinthians e Chelsea entraram na competição para disputar a semifinal.

O Corinthians derrotou o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0 na semifinal, e venceu o Chelsea, também por 1 a 0, na grande final. A equipe do técnico Tite tinha Fábio Santos, Paulinho, Chicão, o goleiro Cássio e Paolo Guerrero, autor do gol da vitória corinthiana. 

ESCALAÇÃO

Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Emerson, Danilo, Jorge Henrique, Paolo Guerrero. Substituições: Juan Manuel Martínez e Wallace. Técnico: Tite.

SÃO PAULO

A segunda edição do Mundial de Clubes aconteceu em 2005, já que as edições entre 2001 e 2004 foram canceladas. E o grande campeão também foi um clube brasileiro. O São Paulo, campeão da Copa Libertadores do mesmo ano, venceu o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, na semifinal por 3 a 2 com dois gols de Amoroso e um pênalti marcado por Rogério Ceni.

A final contra o Liverpool, campeão da Champions League de 2005, teve Rogério Ceni eleito Homem do Jogo, gol de Mineiro e a equipe comandada por Paulo Autuori campeã do Mundial de Clubes de 2005.

ESCALAÇÃO

Rogério Ceni, Diego Lugano, Fabão, Edcarlos, Cicinho, Júnior, Mineiro, Josué, Danilo, Aloísio, Márcio Amoroso. Substituição: Grafite. Técnico: Paulo Autuori.

INTERNACIONAL

O clube gaúcho derrotou o Al-Ahly, do Egito, por 2 a 1 na semifinal e encarou o Barcelona, de Lionel Messi, Iniesta, Deco e Ronaldinho Gaúcho na final. O Internacional segurou o jogo no 0 a 0 até o final do segundo tempo, quando Adriano Gabiru abriu o placar e garantiu a vitória colorada.

ESCALAÇÃO

Clemer, Ceará, Índio, Fabiano Eller, Rubens Cardoso, Edinho, Wellington Monteiro, Alex, Fernandão, Iarley, Alexandre Pato. Substituições: Fabián Vargas, Luiz Adriano e Adriano Gabiru. Técnico: Abel Braga.

GRÊMIO

Apesar de não ter levantado a taça de campeão, o Grêmio também fez boa campanha no Mundial de Clubes de 2017. O tricolor gaúcho venceu o Pachuca por 1 a 0 na semifinal com gol de Everton Cebolinha nos cinco minutos da prorrogação. Já na grande final, foi derrotado pelo Real Madrid.

FLAMENGO

O mais recente brasileiro a participar do Mundial de Clubes é o Flamengo, campeão da Copa Libertadores de 2019. Na semifinal, o clube carioca derrotou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 1, com gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e um gol contra de Al-Bulaihi. Mas, na final, foi derrotado pelo Liverpool com gol do brasileiro Roberto Firmino na prorrogação.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!