Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Saiba como está Adriano Gabiru, o autor do gol que deu o título mundial ao Internacional contra o Barcelona!

Jogador resolveu pendurar as chuteiras após 20 anos jogando como profissional

Pedro Ungheria Publicado em 23/04/2020, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adriano Gabiru marcou seu nome na história do Internacional de Porto Alegre - Transmissão Youtube
Adriano Gabiru marcou seu nome na história do Internacional de Porto Alegre - Transmissão Youtube

De tanto cantar “O Gigante me espera, para começar a festa”, a festa realmente aconteceu para a torcida do Internacional de Porto Alegre. Na terceira edição realizada da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em 2006, um confronto histórico marcou a finalíssima que aconteceu no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Depois destes 90 minutos, o dia 17 de dezembro ficou marcado eternamente na memória dos colorados.

Na ocasião, o atual campeão da Libertadores bateu o fortíssimo Barcelona, que contava na época com grandes nomes como Ronaldinho Gaúcho, Giuly, Deco e outros craques, todos sob comando do astro Frank Rijkaard. Por mais que fosse visto como uma missão impossível para muitos, o Inter não deixou a superioridade catalã falar mais alto.

Com 13 finalizações e 58% de posse de bola, o Barcelona tomou conta do jogo por boa parte do tempo, enquanto o Inter se defendia e contava com a atuação brilhante do goleiro Clemer. Por mais que os gremistas de todo o mundo e os torcedores do Barça torcessem para que Ronaldinho Gaúcho ‘jogasse a vida’ contra o rival, os gaúchos tinham esperança em alguns nomes.

Com um forte elenco que contava com Iarley, Alexandre Pato, Luiz Adriano e Alex, os torcedores mal imaginavam que o nome do jogo seria um natural de Maceió, o meio-campista Adriano Gabiru. A estrela brilhou quando Abel Braga chamou o alagoano para compor o setor ofensivo do time e aos 36 minutos do segundo tempo ele marcou um dos gols mais importantes da história do clube, que garantiu o placar que deu o tão sonhado título mundial ao Internacional de Porto Alegre.

A CARREIRA

Dono de uma carreira expressiva, Gabiru, que começou lá atrás, em 1997, pelo CSA, mal imaginava que seria responsável por dar alegria para uma imensidão de torcedores. Até chegar no Inter, em 2006, ele passou por grandes clubes como Atlhetico PR, Marselha (FRA), Cruzeiro e até mesmo Seleção Brasileira, tanto sub-23, quanto a equipe principal. Ao todo, até chegar ao ápice de sua carreira, teve nove oportunidades com a camisa da Canarinho.

Por mais que tenha sido responsável pela maior conquista do colorado gaúcho, Gabiru não se firmou no clube, depois disso passou por outros grandes brasileiros, como Figueirense, Sport Recife, Goiás e Guarani, até que passou a atuar em equipes de menor expressividade.

APOSENTADORIA

Adriano Gabiru marcando contra o Barcelona (Masahide Tomikoshi / TOMIKOSHI PHOTOGRAPH)

Depois de 29 anos jogando bola, em 2017, mais precisamente no dia 23 de maio, Gabiru anunciou que estava colocando um ponto final em sua carreira. Na linguagem futebolística, estava ‘pendurando as chuteiras’. Atuando na época pelo Tupy Futebol Clube da cidade de Crissiumal, interior do Rio Grande do Sul, ele fez da disputa da Divisão de Acesso do Gauchão daquele ano como seu último torneio principal.

Ao todo, o meio-campista conquistou um Campeonato Alagoano (1997), quatro Campeonatos Paranaenses (1998, 2000, 2001 e 2002), um Campeonato Brasileiro (2001), um Pré Olímpico Sul-Americano (2000) e a Libertadores da América, seguida do Mundial de Clubes, ambos em 2006.

NOS DIAS DE HOJE

Como todos sabemos, Gabiru é extremamente reservado quanto a sua vida pessoal. Não muito adepto das redes sociais e das mídias em um geral, o craque costuma levar uma vida mais íntima com sua família.

Em uma das últimas entrevistas que deu, logo que anunciou a aposentadoria, Adriano revelou que não tinha interesse em seguir no ramo futebolístico, muito menos como técnico.

Acredita-se que ele segue morando com a família em Curitiba, na região do Sul do país, onde jogou por muito tempo, inclusive, local onde finalizou a carreira.

Ao todo, o astro compartilha da vida em conjunto com sua companheira e três filhos.


5 itens que todo torcedor do Internacional precisa ter

1- Toalha de Banho Internacional - https://amzn.to/2JeyADX

2- Caneca Porcelana Internacional - https://amzn.to/2W9Jct5

3- Os Dez Mais do Internacional - https://amzn.to/33R9Byp

4- Jogo Caneta Roller Ball de Metal com Chaveiro Internacional - https://amzn.to/2MBKYQp

5- Taça Cerveja Internacional - https://amzn.to/2PbxInm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.