Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Clubes da Premier League recebem valor recorde com cotas de TV

Foi divulgado nesta quarta-feira, 21, o valor recorde que os clubes da Premier League receberam pelas transmissões de TV dos jogos da última temporada

Redação Publicado em 21/09/2022, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Premier League teve cota de TV recorde - Getty Images
Premier League teve cota de TV recorde - Getty Images

Nesta quarta-feira, 21, foi revelado o quanto cada clube da Premier League recebeu por pagamentos de TV na última temporada, de 2021/22. Sem surpresas, oManchester City foi o primeiro colocado, até por ter sido o campeão da competição, assim como o Norwich, que foi o lanterna do torneio, também foi o que menos recebeu.

Mesmo sendo o último a equipe que menos recebeu dinheiro da TV, o número é extraordinário. O Norwich City ganhou 100,6 milhões de libras, sendo a primeira vez que o último da lista passa da marca de 100 milhões. O City ganhou 153 milhões e é seguido de perto pelo Liverpool e pelo Tottenham, fechando o pódio.

O cálculo é feito de forma que todos têm um número base de 87,5 milhões garantidos somente disputando o campeonato. O restante é calculado levando em conta a posição final na tabela e o número de jogos do clube que foi transmitido ao vivo. O exemplo do Newcastle demonstra maior ganho do que Brighton e Wolves exatamente por ter maior número de jogos transmitidos.

O impressionante valor ganho por cada equipe chega a R$ 14,6 bilhões, o que é recorde mundial em uma liga nacional. Atualmente o Brasil tenta formar uma liga e esbarra exatamente no valor de ganho e distribuição para cada clube participante do torneio. Os times menores querem colocar um limite entre o último e o primeiro que mais ganha e é o que impede um avanço na ideia.

Premier League bate recordes de valores
Premier League bate recordes de valores/ Créditos: Getty Images

Como cada um defende o próprio interesse, é difícil saber em qual estágio anda a ideia e se ainda existe a possibilidade de sair do papel, mas é algo que deixou novos investidores animados. John Textor, dono do Botafogo, já admitiu que o momento é de aproveitar a oportunidade de mudar o rumo do futebol brasileiro, para melhor.