Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BRASILEIROS NA DISPUTA!

Quais clubes brasileiros têm mais chance de se classificar na Copa Sul-Americana

Brasil tem um representante, em sete, dos oito grupos do torneio

Lucas Cesare Publicado em 15/04/2021, às 13h06 - Atualizado às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sete clubes brasileiros por enquanto estão na disputa da Copa Sul-Americana - Getty Images
Sete clubes brasileiros por enquanto estão na disputa da Copa Sul-Americana - Getty Images

A Copa Sul-Americana de 2021 estreará um novo formato para a competição. O segundo maior campeonato entre clubes da América Latina, seguindo os padrões da Libertadores, contará, pela primeira vez, com uma fase de grupos antes das oitavas de final.

O Brasil tem sete equipes classificadas para o torneio, são elas: Bahia, Ceará, Athletico Paranaense, Corinthians, Atlético Goianiense, RB Brangantino e Grêmio. Os gaúchos entraram no grupo H, ao serem eliminados pelo Independiente Del Valle na terceira fase da Libertadores.

Dessa forma, trouxemos uma análise de cada grupo, para averiguar as chances de classificação das equipes brasileiras na competição. Lembrando que somente o primeiro colocado de cada grupo se classificará para a próxima fase, onde enfrentarão os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.

GRUPO A – Rosario Central, Huachipato, 12 de Octubre e San Lorenzo

Único grupo que não possui nenhuma equipe brasileira. A última vaga foi decidida entre San Lorenzo e Santos, que disputavam uma classificação para a fase de grupos da Libertadores da América. Os argentinos, como saíram derrotados do confronto, ficaram com a vaga para a Sul-Americana.

A equipe é a favorita para se classificar e terá como principal adversário o também argentino, Rosario Central, já que Huachipato (Chile) e 12 de Octubre (Paraguai), são dois times que não apresentam tanta ameaça.

San Lorenzo foi eliminado pela Libertadores pelo Santos (Crédito: GettyImages)

GRUPO B – Independiente, Bahia, Guabira e Montevideo City Torque

O Bahia terá a difícil missão de se classificar em um grupo que conta com a experiente equipe do Independiente. Os argentinos são os maiores campeões da Libertadores da América, com sete canecos levantados, além de já terem vencido a Sul-Americana em duas oportunidades (2010 e 2017).

Os uruguaios do Montevideo City Torque, também podem dar trabalho aos rivais, a equipe ficou em quarto lugar no campeonato nacional, com o segundo melhor ataque da competição. Já os bolivianos do Guabira não devem brigar por muita coisa na competição.

Bahia em campo pelo Brasileirão 2020 (Crédito: GettyImages)

GRUPO C – Jorge Wilstermann, Arsenal de Sarandí, Ceará, Junior Barranquilla ou Bolívar

Único grupo que ainda não está completamente definido. Junior Barranquilla e Bolívar se enfrentam nesta quinta-feira, 15, para saber quem segue na Copa Libertadores e quem se juntará aos demais no grupo C da Sul-Americana. Os bolivianos têm a vantagem pois venceram o primeiro confronto por 2 a 1. Quem integrar o grupo será o favorito para se classificar para as oitavas.

Sobre as equipes já classificadas, Jorge Wilstermann e Ceará serão dois que farão frente aos rivais, brigando até o fim pela classificação, já que o fraco Arsenal de Sarandí é o lanterna do grupo A do campeonato argentino com apenas uma vitória em nove jogos.

GRUPO D – Athletico Parananense, Melgar, Aucas e Metropolitano

Os paranaenses são definitivamente favoritos a se classificarem neste grupo. A equipe brasileira, campeã do torneio em 2018, foi a que deu mais sorte no sorteio e não deve ter dificuldades em enfrentar Melgar (Peru), Aucas (Equador) e Metropolitano (Venezuela).

Equipe do Athlético Paranaense (Crédito: GettyImages)

GRUPO E – Corinthians, Sport Huancayo, River Plate (Paraguai) e Peñarol

O Corinthians também é favorito para se classificar em seu grupo. Diferentemente do Athletico Paranaense, a equipe paulista terá pela frente o Peñarol, clube uruguaio com muita tradição e cinco vezes campeão da Libertadores da América, é com certeza a única equipe que fará frente aos brasileiros na disputa pela classificação, já que Sport Huancayo (Peru) e River Plate (Paraguai) não devem ser grandes ameaças.

Mateus Vital e Gustavo Mosquito comemorando gol (Crédito: GettyImages)

GRUPO F – Newell’s Old Boys, Palestino, Atlético Goianiense e Libertad

Os goianos não terão vida fácil na disputa pelo torneio sul-americano. O Libertad (Paraguai), líder do campeonato paraguaio, foi eliminado da Libertadores pelo Atlético Nacional e deve ser o favorito para se classificar no grupo. Newell´s Olg Boys (Argentina) e Palestino (Chile) também serão páreos duros aos brasileiros. É um grupo bem equilibrado.

Libertad na disputa da Libertadores 2020 (Crédito: GettyImages)

GRUPO G – Emelec, Tolima, Talleres e RB Bragantino

O Bragantino foi outra equipe que não deu muita sorte em seu grupo da Sul-Americana. Os brasileiros enfrentarão Emelec, segundo colocado do campeonato equatoriano com a mesma pontuação dos líderes, Tolima, que briga pelas primeiras posições do campeonato colombiano e Talleres, lutando por uma classificação para a próxima fase do campeonato argentino.

Três equipes muito equilibradas, que não darão vida fácil à equipe de Bragança, voltando a disputar uma competição internacional depois de 25 anos.

Bragantino contra o Internacional pelo Brasileirão 2020 (Crédito: GettyImages)

GRUPO H – Lanús, La Equidad, Aragua FC e Grêmio

Os gaúchos entraram no grupo ao serem eliminados pelo Independiente del Valle na Libertadores. A equipe terá pela frente o Lanús (Argentina), finalista da última edição da Sul-Americana e que promete dar trabalho aos brasileiros. As equipes se enfrentaram pela última vez nas finais da Libertadores 2017, quando o Grêmio se sagrou campeão.

La Equidad (Colômbia) e Aragua FC (Venezuela), devem ser coadjuvantes no grupo e provavelmente não brigarão pela classificação.

Jogadores do Grêmio comemorando gol contra o Independiente Del Valle (Crédito: GettyImages)