Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CATAR ELIMINADO

Catar é eliminado da Copa do Mundo de 2022 na segunda rodada da fase de grupos

Equipe da casa desapontou os torcedores locais e sofreu cinco gols em dois jogos, além de só marcar uma vez; é inédita a eliminação do país-sede na segunda rodada da Copa

Redação Publicado em 25/11/2022, às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catar é o primeiro país a ser eliminado da Copa 2022 - Getty Images
Catar é o primeiro país a ser eliminado da Copa 2022 - Getty Images

O Catar é a primeira seleção eliminada da Copa do Mundo de 2022. Após a derrota da equipe para Senegal na abertura da segunda rodada do torneio e com o empate por 1 a 1 entre Holanda e Equador, o país-sede está matematicamente eliminado e se despede do Mundial com uma rodada de antecedência para o fim da fase de grupos.

Nunca antes na história das Copas a equipe que sediava o torneio foi eliminada na segunda rodada da fase de grupos, sendo um fato inédito da seleção catari na Copa do Mundo de 2022. A campanha do Catar supera negativamente a da África do Sul, que recebeu o torneio da FIFA em 2010 e também foi eliminada na primeira fase, entretanto só confirmou a eliminação no último jogo do grupo, quando venceu a França, mas ficou atrás por conta do saldo de gols.

O desempenho do Catar nos dois jogos que disputou até aqui na Copa do Mundo foi muito abaixo, com uma derrota por 2 a 0 para o Equador na estreia, onde o time sequer mostrou reação para empatar o placar. Na segunda partida, outra derrota, dessa vez por 3 a 1, contra Senegal. Mesmo marcando um gol e diminuindo o placar quando Senegal vencia por 2 a 0, o time se mostrou muito frágil e logo viria a tomar o terceiro.

Catar fez a pior campanha de um país-sede na história das Copas (Getty Images)

O Catar também tem o menor número de gols marcados na história das Copas do Mundo por um país-sede, tendo anotado apenas um gol na competição. Para superar a África do Sul e não ficar na história como o pior ataque de um país-sede em Mundiais, precisaria marcar dois gols contra a Holanda e assim igualar os africanos, entretanto a defesa catari já sofreu cinco gols, mesma marca da África do Sul em 2010, mas em três jogos disputados.

A última esperança do Catar na Copa do Mundo de 2022 era o Equador vencer a Holanda, dando chances matemáticas de se classificar na última rodada, em jogo contra os próprios holandeses. Entretanto, com o empate de Holanda e Equador, não há mais possibilidades da equipe conquistar quatro pontos restando apenas um jogo para o final da fase de grupos.