Sportbuzz
Testeira
Futebol / SAÚDE MENTAL

Atletas que cuidam da saúde mental melhoram habilidades cognitivas

Estudo aponta que atletas que cuidam da sua saúde mental tem melhora nas habilidades cognitivas; matéria foi publicada na revista multidisciplinar Cognitionis

Redação Publicado em 22/04/2022, às 15h44

Atletas que cuidam da saúde mental melhoram habilidades cognitivas - Divulgação/ Pixabay
Atletas que cuidam da saúde mental melhoram habilidades cognitivas - Divulgação/ Pixabay

Recentemente, foi publicado pela revista multidisciplinar Cognitionis, um estudo apontando que: quanto antes atletas tratarem da sua saúde mental, maior é a chance de desenvolverem habilidades cognitivas.

O trabalho foi desenvolvido pelo filósofo e especialista em desempenho do futebol, Lincoln Nunes, com orientação do PhD neurocientista e mestre em psicanálise, Dr. Fabiano de Abreu Agrela. No estudo, o psicanalista afirmou que há uma equação entre causa e consequência de atitudes dos jogadores, dentro e fora das suas áreas de atuação.

 

CANAL - SPORTBUZZ: 

“A ‘equação’ desenvolvida tem a seguinte fórmula: I + M + E = R. Ou seja, Indivíduo, meio, esporte e, claro a resposta. Então, se o jogador sabe lidar com o estímulo de forma positiva, consequentemente, a resposta sera positiva. A chave está na questão de lidar com um estímulo numa brecha de segundos. Tudo isso pode ser aprendido e armazenado através das sessões de aprendizagem mental/ comportamental e logo faz parte da rotina de treinos do atleta”, disse.

O estudo também apresenta bases da metodologia que comprova o uso aplicado de diversas áreas, como: Psicanálise em conjunto à Filosofia e Psicologia Educacional nos âmbitos das variantes das escolas de aprendizagem e da Fisiologia e Psicologia esportiva, geram resultados acima da média para os atletas que passaram pelas sessões e foram orientados através das bases desta pesquisa e de seu modelo amplo educacional adaptativo.

Atletas que cuidam da saúde mental melhoram habilidades cognitivas
Atletas que cuidam da saúde mental melhoram habilidades cognitivas - Lincoln Nunes

 

Segundo Lincoln, o trabalho foi realizado com base na comparação da evolução de performance no contexto do futebol, a partir da análise de atletas que convivem com alto nível de pressão diária e, consequentemente, irregularidades no quesito desempenho.

O psicanalista concluiu que a possibilidade da conexão multidisciplinar entre diversas áreas e pesquisas científicas auxiliam os atletas na manutenção e aumento do seu rendimento esportivo, fundados em um mental fortificado.


 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!