Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Argentina vence França nos pênaltis e é tri da Copa do Mundo

Em jogão, a Argentina dominou a França no primeiro tempo, mas sofreu um empate dramático no fim. Nos pênaltis, a seleção liderada por Messi confirmou o terceiro título de Copa do Mundo de sua história

Redação Publicado em 18/12/2022, às 14h54 - Atualizado às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Argentina e França se enfrentaram pela final da Copa do Mundo - GettyImages
Argentina e França se enfrentaram pela final da Copa do Mundo - GettyImages

Na histórica ‘final do tri’, deu Argentina. Em jogão, a seleção sul-americana venceu a França nos pênaltis por 4 a 2, após o empate por 3 a 3 neste domingo, 18, na decisão da Copa do Mundo do Catar. Diante de um Estádio Lusail dominado por sua torcida, a equipe do técnico Lionel Scaloni apresentou uma grande atuação coletiva para confirmar o terceiro título mundial de sua história.

A Argentina abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Messi (pênalti) e Ángel Di María. No fim do jogo, os franceses contaram com a estrela de Mbappé para igualar o placar entre os minutos 34 e 37 e forçar a prorrogação. No tempo extra, um gol de Messi dava o título aos argentinos, mas Mbappé marcou seu terceiro gol e o terceiro da França no fim para levar a briga aos pênaltis.

Depois de 36 anos, a Argentina voltou ao lugar mais alto do pódio de seleções. A geração dos experientes Messi e Di María finalmente conquistou o sonhado troféu e se juntou às seleções campeãs de 1978 e 1986.

A Argentina chegou até a final da Copa do Mundo depois de eliminar Austrália, Holanda (nos pênaltis) e Croácia, das quartas à semifinal, respectivamente. A seleção sul-americana foi a líder do Grupo C na primeira fase, apesar da zebra sofrida para a Arábia Saudita na estreia, com as vitórias sobre Polônia e México.

Do outro lado, a França confirmou sua segunda decisão consecutiva ao eliminar Polônia, Inglaterra e Marrocos no mata-mata. Com direito a classificação antecipada às oitavas de final, o time de Didier Deschamps foi líder do Grupo D, vencendo Austrália e Dinamarca e perdendo para a Tunísia.

O Jogo

O primeiro tempo começou tenso, mas foi de domínio total da Argentina, com uma verdadeira aula de futebol dos sul-americanos. Do outro lado, a França não se encontrou em campo, não finalizou e viu o técnico Didier Deschamps fazer substituições ainda com 40 minutos.

Depois de um ensaio de domínio da seleção francesa no início, a Argentina passou a controlar todas as ações de ataque. Aos 20 minutos, Dembelé derrubou Di María na área e a arbitragem assinalou o polêmico pênalti. O capitão Lionel Messi foi para a cobrança e mandou do lado contrário de Lloris: 1 a 0.

Messi abriu o placar de pênalti
Messi abriu o placar de pênalti (Crédito: GettyImages) 

O gol deu ainda mais confiança para os argentinos. Aos 35 minutos, a seleção de Lionel Scaloni ampliou depois de uma jogadaça de contra-ataque. No lance, Mac Allister rolou para Messi, que rolou para a Julián Álvarez lançar novamente Mac Allister. O meia entrou na área e encontrou Di María, que chegou batendo. Grande partida do camisa 11: 2 a 0.

O duro golpe fez Deschamps sacar Dembelé e Giroud para as entradas de Thuram e Kolo Muani. O camisa 9 saiu de campo revoltado. Nos números, os franceses encerraram a primeira etapa sem ter uma finalização ao gol.

A França voltou mais ligada para o segundo tempo, mas ainda sem assustar a seleção argentina. Aos três minutos, De Paul recebeu a bola de Di María e arriscou de primeira, mas Lloris defendeu. Aos 14, Messi ficou com a sobra do passe de Di María e mandou para fora.

A França passou a chegar mais, mas com 20 minutos do segundo tempo, ainda não tinha finalizado. A primeira chegada veio aos 25 minutos, em chute de Mbappé por cima do gol.

Quando tudo parecia encaminhado para o título da Argentina, a França acordou. Aos 34 minutos, Muani foi derrubado na área por Otamendi e a arbitragem assinalou o pênalti. Mbappé foi para a cobrança e converteu para deixar os franceses vivos na partida: 2 a 1.

Mbappé marca de pênalti contra a Argentina
Mbappé marca de pênalti contra a Argentina (Crédito: GettyImages) 

Três minutos depois, o empate. Apagado em praticamente toda a final, Mbappé resolveu aparecer na reta final. Depois de um belo desarme de Coman em Messi, o meio-campista rolou para Rabiot fazer o cruzamento para o camisa 10 desviar de cabeça para Thurman e receber a bola de volta, chutando de primeira: 2 a 2.

Prorrogação

O primeiro tempo da prorrogação foi de equilíbrio, mas a Argentina voltou a gostar do jogo, tentando chegar com Lautaro Martínez. Aos três minutos da segunda etapa extra, Messi resolveu. Depois de jogada com Enzo Fernández e Lautaro Mrtínez, o atacante finalizou na saída de Lloris, que deu o rebote para Messi bater: 3 a 2.

No entanto, Mbappé apareceu mais uma vez. Em finalização, o camisa 10 viu a bola desviar no braço de Montiel. Pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e converteu: 3 a 3.

Pênaltis

Argentina: Messi, Dybala, Paredes e Montiel converteram. 

França: Mbappé e Muani converteram. Coman e Tchouaméni desperdiçaram. 

Escalações

Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nico Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernández, Rodrigo de Paul, Ángel Di María e Mac Allister; Lionel Messi e Julián Álvarez.

França: Hugo Lloris; Jules Koundé, Raphael Varane, Dayot Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni, Adrien Rabiot e Antoine Griezmann; Ousmane Dembélé, Olivier Giroud e Kylian Mbappé.