Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / AFASTADO!

Aos 81 anos, Presidente da Federação Francesa é afastado por assédio

Após comitê extraordinário, Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol, ficará impedido de suas funções por denúncias de assédio

Redação Publicado em 11/01/2023, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente da FFF é afastado por assédio - Getty Images
Presidente da FFF é afastado por assédio - Getty Images

Noël Le Graët, presidente da Federação Francesa de Futebol, foi afastado por denúncias de assédio. Por meio de um comitê extraordinário, foi decidido que o mandatário de 81 anos será afastado por tempo indeterminado. Nesse período, ele será impedido de exercer suas funções, até que chegue ao fim a auditoria aberta pelo Ministério do Esporte da França.

Enquanto isso, o vice-presidente da federação, Philippe Diallo, assumirá o comando interino da entidade. Em comunicado oficial, a FFF declarou que “Le Graët optou por se afastar das funções”. Dentro do caso, a gerente geral da organização, Florence Hardouin, foi demitida por precaução.

A auditoria instaurada pelo Ministério do Esporte do país aconteceu por conta de denúncias de assédio contra o cartola francês. Os casos vieram à tona após uma empresária de jogadores ter relatado ser vítima de abusos por parte do presidente. A testemunha é Sonia Souid, que afirmou que os casos aconteceram em 2014.

Em entrevista ao “L’Equipe”, renomado portal de notícias francês, a empresária afirmou que recebia mensagens de Lë Graët com certa constância e, além disso, foi convidada para um encontro constitucional junto com a secretária-geral da FFF. No entanto, após ser informada que a outra dirigente não iria comparecer, enquanto duas taças de champagne estavam sendo servidas, decidiu ir embora do local.

Le Graët junto com Infantino, presidente da Fifa, na Copa do Mundo 2022 (Crédito: Getty Images)
Le Graët junto com Infantino, presidente da Fifa, na Copa do Mundo 2022 (Crédito: Getty Images)

Além disso, a rádio “France Inter” também conta com relatos de outras mulheres que foram vítimas do mandatário. Nesta quarta-feira, 11, um grupo organizou e participou de uma manifestação na porta da federação. No movimento, foram exibidos cartazes as seguintes frases: “Ninguém mais acredita em papai Noel” e “No reino do machismo, todo dia é de Noel”, fazendo alusão ao nome do presidente.

Além das graves denúncias de assédio, Noël Le Graët foi alvo de críticas pelo tratamento que direcionou a Zinedine Zidane, um dos grandes ídolos do futebol francês. Em entrevista, o dirigente afirmou que jamais considerou a hipótese de substituir Didier Deschamps, atual treinador da França, pelo ex-camisa 10 da seleção.