Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / TÓQUIO 2020

A 100 dias dos Jogos Olímpicos, saiba mais sobre a Seleção Brasileira a ser batida em Tóquio

De Neymar até Pedrinho, saiba quem são os jogadores que podem estar presentes na lista final para o torneio

Lucas Cesare Publicado em 14/04/2021, às 15h10 - Atualizado às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antony, Bruno Guimarães e Matheus Henrique são três jogadores que devem aparecer na lista para os jogos olímpicos - Getty Images
Antony, Bruno Guimarães e Matheus Henrique são três jogadores que devem aparecer na lista para os jogos olímpicos - Getty Images

Após conquistar o tão sonhado ouro olímpico, em casa, nas Olimpíadas Rio 2016, a seleção brasileira já se prepara para defender o título em Tóquio 2021.

Normalmente, a lista de convocados para o torneio deve conter apenas atletas sub-23 (até 23 anos), porém, por conta do adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos devido à pandemia da Covid-19, o COI (Comité Olímpico Internacional), permitiu que a convocação seja de atletas sub-24. Dessa forma, os mesmos atletas permanecem elegíveis.

A seleção ainda pode adicionar na lista três jogadores acima da idade permitida, sendo que um deles deve, muito provavelmente, ser Neymar. Atualmente com 29 anos, caso chamado, o jogador participará de sua terceira Olimpíada (foi prata em 2012 e ouro em 2016).

Portanto, separamos uma lista com 14 jogadores, que são frequentemente convocados para os jogos da seleção olímpica e podem estar presentes na lista final do técnico André Jardine:

GOLEIROS

Ivan (Ponte Preta)Ivan Quaresma da Silva, tem 24 anos e é jogador da Ponte Preta desde 2016 (quando foi revelado para o profissional). O goleiro de 1,98m foi campeão do Torneio de Toulon com a Seleção Olímpica e estava presente na lista do Pré-Olímpico, no qual o Brasil ficou em segundo lugar.

Ivan em ação pela Ponte Preta (Crédito: GettyImages)

Cleiton (Red Bull Bragantino) - Cleiton Schwengber, tem 23 anos e é titular do Red Bull Bragantino. O arqueiro é o reserva imediato de Ivan na seleção e muito provavelmente estará na lista.

Cleiton atualmente joga no Red Bull Bragantino (Crédito: GettyImages)

LATERAIS

Caio Henrique (Mônaco) - Caio Henrique Oliveira Silva, de 23 anos, atua com lateral-esquerdo. O jogador, revelado pelo Atlético de Madrid, teve passagens por equipes no Brasil como: Paraná, Fluminense e Grêmio. Atualmente defende o Mônaco, da França.

Caio Henrique na época que atuava pelo Fluminense (Crédito: GettyImages)

Iago (Augsburg) - Iago Amaral Borduchi, de 24 anos, também é lateral-esquerdo e atualmente joga no Augsburg, da Alemanha. O jogador, revelado pelo Internacional, também esteve presente no título do Torneio de Toulon, em 2019.

Iago, ex-Internacional, atualmente joga no Augsburg (Crédito: GettyImages)

Emerson (Real Betis)Emerson Royal, é lateral-direito, tem 22 anos e é um dos principais nomes para o futuro da Seleção Brasileira. O jogador pertence ao Barcelona, mas está emprestado ao Real Betis, desde 2019. No Brasil, Emerson atuou por Ponte Preta e Atlético-MG, até que foi comprado pelo clube catalão.

O lateral Emerson pertence ao Barcelona e está emprestado ao Betis (Crédito: GettyImages)

Guga (Atlético-MG) – Muito conhecido pela torcida atleticana, Cláudio Rodrigues Gomes, ou Guga, como é mais conhecido, é nome quase certo na lista de André Jardine. O lateral-direito foi presença certa em praticamente todas as convocações da Seleção Olímpica e esteve presente no Torneio de Toulon e no Pré-Olímpico.

Guga, lateral do Atlético-MG (Crédito: GettyImages)

ZAGUEIROS

Lyanco (Torino) - Lyanco Vojnović é um zagueiro sérvio-brasileiro, de 24 anos, que atualmente atua pelo Torino, da Itália. O jogador também é nome praticamente certo na lista definitiva para os Jogos Olímpicos, pois é titular e capitão da equipe sub-23.

Lyanco foi revelado no São Paulo e atualmente joga pelo Torino (Crédito: GettyImages)

Ibañez (Roma)Roger Ibañez da Silva, de 22 anos, atualmente atua na Roma, emprestado pela Atalanta. No futebol brasileiro, o zagueiro conseguiu destaque jogando pelo Fluminense, até que foi contratado pela equipe italiana.

Ibañez é  zagueiro titular da Roma (Crédito: GettyImages)

MEIO-CAMPISTAS

Matheus Henrique (Grêmio)Matheus Henrique de Sousa, ou Matheusinho, como também é conhecido, tem 23 anos, é jogador do Grêmio e titular absoluto da equipe gaúcha. Foi campeão do Torneio de Toulon com a seleção olímpica, sendo titular em todos os jogos.

Matheus Henrique é um dos principais nomes no elenco do Grêmio (Crédito: GettyImages)

Bruno Guimarães (Lyon)Bruno Guimarães Rodrigues Moura, de 23 anos, é outro que está praticamente confirmado para o torneio. Foi capitão do sub-23 durante o Pré-Olímpico e eleito melhor jogador do torneio. O volante é titular do Lyon e inclusive chegou a ser convocado por Tite para a Seleção Principal.

Um dos nomes mais promissores dessa lista, Bruno Guimarães, já chegou a ser convocado por Tite (Crédito: GettyImages)

Wendel (Zenit)Marcus Wendel Valle da Silva, é um volante de 23 anos que atualmente defende o Zenit, da Rússia. O jogador foi revelado pelo Fluminense e, ainda muito jovem, se transferiu para o Sporting, de Potugal. Também é outro nome que esteve presente no Torneio de Toulon.

Com passagem por Fluminense e Sporting, Wendel atualmente joga no Zenit (Crédito: GettyImages)

ATACANTES

Matheus Cunha (Hertha Berlim)Matheus Santos Carneiro da Cunha, de 21 anos, é um dos grandes destaques da seleção olímpica e também deve estar presente na convocação definitiva. O jogador fez a categoria de base no Coritiba, mas nunca chegou a atuar pelo profissional do clube. Em 2017, foi vendido para o Sion, da Suíça, depois passou pelo Leipzig, da Alemanha e hoje em dia atua no Hertha Berlim, também da Alemanha. Foi campeão do torneio de Toulon com a seleção brasileira sub-23 e artilheiro do torneio Pré-Olímpico, marcando 5 gols.

Matheus Cunha já jogou pelo Leipzig, atualmente defende o Hertha Berlim (Crédito: GettyImages)

Antony (Ajax) Antony Mateus dos Santos, tem 21 anos e atualmente joga pelo Ajax, da Holanda. O atacante, revelado pelo São Paulo, é um dos nomes mais promissores para o futuro da Seleção Brasileira.

Antony, revelado pelo São Paulo, atualmente joga no Ajax (Crédito: GettyImages)

Pedrinho (Benfica)Pedro Victor Delmino da Silva, mais conhecido como Pedrinho, é um velho conhecido da torcida corintiana. O meia-atacante de 23 anos, atualmente joga pelo Benfica, de Portugal e é peça chave no time de André Jardine.

Pedrinho na época em que defendia o Corinthians (Crédito: GettyImages)

Além deles, outros conhecidos nomes com mais bagagem pelo futebol mundial e até com passagens pela seleção brasileira principal ainda têm idade e podem ser convocados, como: Gabriel Jesus, Richarlison, Vinícius Jr., Lucas Paquetá, Éder Militão, Renan Lodi, Gérson, Gabriel Menino, Hugo Souza, Pedro, Gabriel Martinelli e David Neres.

u