Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / EITA!

Presidente da FIA deixa de conduzir operações diárias na F1

Após polêmicas com as novas regras da FIA para a F1, Mohammed Ben Sulayem recuou em sua participação na elite do automobilismo; diretor de monopostos assume o ofício

Redação Publicado em 08/02/2023, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente da FIA se afasta das operações diárias da F1 - Getty Images
Presidente da FIA se afasta das operações diárias da F1 - Getty Images

Mohammed Ben Sulayem, atual presidente da FIA, deu um passo atrás em relação à F1, uma vez que se afastou das operações diárias da elite do automobilismo. Nikolas Tombazis, que foi recentemente nomeado como diretor de monopostos, ficará encarregado da função. A medida foi tomada em meio às polêmicas geradas pelo novo regulamento do órgão, que proíbe manifestações políticas por parte dos pilotos e dos demais membros das escuderias.

“O manifesto do presidente definiu claramente este plano antes de ser eleito”, declarou um porta-voz da FIA ao “Motorsport.com”. “Ele prometeu 'a nomeação de um CEO da FIA para fornecer uma operação integrada e alinhada', bem como 'introduzir uma estrutura de governança revisada' sob 'uma equipe de liderança focada em transparência, democracia e crescimento'”.

O comunicado ainda dizia: “Essas metas, assim como o anúncio da nova estrutura do Departamento de Monolugares, vêm sendo planejadas desde o início desta Presidência. O presidente da FIA tem um amplo mandato que cobre a amplitude do esporte a motor global e da mobilidade, e agora que a reorganização estrutural na Fórmula 1 está completa, este é um próximo passo natural”.

PROIBIÇÃO DE MANIFESTAÇÕES

Valtteri Bottas, piloto da F1 pela Alfa Romeo, foi sincero a respeito da FIA e das regras impostas pela instituição que visam punir manifestações políticas na liga. Embora tenha destacado que não tem afinidade com essas temáticas, o finlandês declarou que todos do grid devem ter o direito de dizer o que pensam.

Temporada da Fórmula 1 em 2022
Temporada da Fórmula 1 em 2022 (Créditos: Getty Images)

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, por outro lado, afirmou, à época, que a F1 não deve servir de “agenda pessoal”: “O que um piloto faz de melhor? Pilota. Eles são tão bons nisso, eles fazem o espetáculo, o show, são as estrelas. Ninguém os está impedindo. Há outras plataformas para eles expressarem o que querem. Todos têm isso, e são muito bem-vindos a passar pelo processo da FIA”.