Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / CENSURA?

Bottas alega censura na F1 devido à nova regra da FIA

Piloto da Alfa Romeo na F1, Valtteri Bottas abriu o jogo sobre o regulamento da FIA para 2023 e a regra que proíbe manifestações políticas: “Querem nos controlar”

Redação Publicado em 31/01/2023, às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo na F1 - Getty Images
Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo na F1 - Getty Images

Valtteri Bottas, piloto da F1 pela Alfa Romeo, foi sincero a respeito da FIA e das regras impostas pela instituição que visam punir manifestações políticas na liga. Embora tenha destacado que não tem afinidade com essas temáticas, o finlandês declarou que todos do grid devem ter o direito de dizer o que pensam.

“Pessoalmente, não gosto de política. Gosto de fazer o que amo, que é correr. Mas ao mesmo tempo, política é parte da sociedade de hoje”, afirmou Bottas. “Acho que a F1 fez um bom trabalho ao prestar atenção em alguns desses assuntos. Muitos pilotos levantaram suas vozes, como Sebastian [Vettel]”.

Vettel foi uma das grandes vozes do ativismo ambiental na Fórmula 1, assim como Lewis Hamilton é o grande ícone da luta antirracista no esporte. "Não entendo por que eles querem nos controlar. Acho que deveríamos ter o direito de falar sobre o que quisermos. É assim que enxergo, mas vamos ver o que acontece", completou o piloto da Alfa Romeo.

Além disso, Bottas já foi registrado fora das pistas, em 2021, utilizando um bracelete da "RIDE", instituição que defende a diversidade LGBTQIA+ no ciclismo, com as cores da bandeira trans. Dentro da própria F1, por outro lado, o finlandês já se ajoelhou no protesto antirracista de 2020 que integrava a campanha “We Race as One”.

Competição na Fórmula 1
Competição na Fórmula 1 (Créditos: Getty Images)

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, por outro lado, afirmou que a F1 não deve servir de “agenda pessoal”: “O que um piloto faz de melhor? Pilota. Eles são tão bons nisso, eles fazem o espetáculo, o show, são as estrelas. Ninguém os está impedindo. Há outras plataformas para eles expressarem o que querem. Todos têm isso, e são muito bem-vindos a passar pelo processo da FIA”.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!