Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

F1: Max Verstappen faz corrida de recuperação e vence no GP da Bélgica

Largando no fim do grid, Max Verstappen fez ótima corrida de recuperação para confirmar a vitória no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1; etapa teve abandonos nas primeiras voltas

Redação Publicado em 28/08/2022, às 11h30 - Atualizado às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 - GettyImages
Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 - GettyImages

Em prova de “grid invertido”, Max Verstappen conquistou o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 neste domingo, 28, no Circuito de Spa-Francorchamps. O atual campeão mundial largou na 13ª posição e tomou a ponta ainda na volta 12 para controlar a prova com tranquilidade e vencer pela nona vez na temporada pela RBR. 

Sérgio Pérez, da RBR, e Carlos Sainz, da Ferrari, fecharam o pódio. George Russell (Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari) e Fernando Alonso (Alpine) apareceram logo na sequência. O monegasco da escuderia italiana largou do 15º lugar e chegou a assumir a quarta colocação ao longo da etapa.

Lewis Hamilton, da Mercedes, e Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, abandonaram a prova ainda na segunda volta. O heptacampeão tocou o espanhol Fernando Alonso na disputa pela segunda posição e não levou a melhor. ‘Sem culpa’, o finlandês foi levado para fora da pista por Nicholas Latifi.

Os pilotos voltam à pista no próximo final de semana, para a disputa da do Grande Prêmio da Holanda. A prova será realizada no domingo, 4 de setembro, às 10h (horário de Brasília), no Circuito de Park Zandvoort.

GP da Bélgica

Carlos Sainz largou muito bem e abriu vantagem na ponta sobre Alonso e Hamilton, que iniciaram na segunda fila. Pérez, então segundo, não largou bem e foi deixado para trás também por George Russell, então quinto colocado.

Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1
Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 (Crédito: GettyImages) 

Numa biga antiga dentro da categoria, Hamilton pressionou Alonso pelo segundo lugar e os dois acabaram se tocando, saíram da pista e o heptacampeão - que tocou no espanhol - se deu mal ao precisar abandonar a prova já na segunda volta; muita fumaça saía do monoposto da Mercedes. Não houve investigação sobre o toque.

Foi o primeiro abandono do piloto na temporada, que até esta etapa era o único do grid a completar todas as voltas. Quem se deu bem foi Pérez, que tomou o segundo lugar de volta.

Na Les Combes, Latifi saiu da pista ao tentar dividida com Ocon e acabou rodando, levando Valtteri Bottas para as britas. Fim de prova também para o finlandês da Alfa Romeo. Bandeira amarela até a volta cinco por conta dos dois incidentes.

Largando em 14º, o atual campeão mundial Max Verstappen fazia uma excelente corrida de recuperação. Já na sétima volta, o holandês da Red Bull assumia a quarta colocação da corrida. Na oitava, tomou o terceiro lugar de Russell. Max tomou a ponta na 12ª volta, quando Sainz foi para os boxes.

Charles Leclerc, que largou em 15º, já pilotava da quarta posição na volta 15. Na rotação seguinte, foi ultrapassado por George Russell. Com a configuração de momento na etapa, Verstappen abria 96 pontos na liderança do mundial de pilotos sobre o monegasco, segundo colocado. 

A etapa seguiu com domínio das Red Bulls, com Verstappen e Pérez. Na volta 26, a Ferrari decidiu parar seus pilotos e apostou nas trocas dos pneus médios para duros para Sain, e novos médios para Leclerc. Com larga vantagem na liderança sobre o seu companheiro, Max parou na volta 31 para trocar seus pneus médios por novos e voltou na ponta para controlar a etapa.