Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / Eduardo Colli / CHAMPIONS LEAGUE!

Saiba mais sobre o cobiçado troféu da Champions League, a "Orelhuda"

Taça da Champions League é uma das mais bonitas dos torneio mundiais, e a mais desejada pelos clubes!

Eduardo Colli Publicado em 26/05/2021, às 22h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Orelhuda, troféu da Champions League - GettyImages
A Orelhuda, troféu da Champions League - GettyImages
O primeiro troféu da Taça dos Campeões Europeus foi introduzido na primeira edição, disputada na temporada 1956-57, e doada pelo jornal esportivo francês "L´Equipe", onde trabalhavam os jornalistas Jacques Ferran e GabrielHanot, os idealizadores do torneio.
Em 1967, após conquistar seis das dez primeiras edições, o RealMadrid ficou com a posse permanente da primeira versão do troféu.
No mesmo ano, 340 horas depois de encomendado pelo secretário-geral da UEFA, HansBangerter, o joalheiro austríaco JorgStadelmann entregou a taça atual, uma verdadeira obra de arte, em prata de lei, medindo 73,5cm, pesando 7,5kg e imediatamente apelidada de "orelhuda".
Ao site da UEFA, Jorg Stadelmann declarou: "Meu pai Hans e eu fomos até o escritório de Bangerter e cobrimos todo o chão com desenhos. Ele fez comentários como: 'Os búlgaros gostariam do fundo disso. Os espanhóis gostariam disso, mas os italianos prefeririam aquilo e os alemães aceitariam isso'. Montamos o design como um quebra-cabeça".
Stadelmann cumpriu um prazo estrito: "Tinha que ser concluído antes de 28 de março, porque eu ia me casar e levar minha esposa para uma viagem de barco de dez dias para Los Angeles. Fiz um trabalho melhor, depois foi finalizado pelo gravador, Fred Bänninger. Na hora certa, fico feliz em dizer".
O Celtic de Glasgow, da Escócia, foi o primeiro clube a receber o novo troféu, em 1967.
Como de 1967/68 até 2007/08, o Real Madrid (pela segunda vez), Ajax, Bayernde Munique, Milan, Liverpool e Barcelona foram campeões 5 vezes alternadas ou 3 anos seguidos, por autorização da UEFA, ficaram com o troféu original.
A partir de 2008/09, com o troféu original da UEFA, os clubes campeões recebem uma réplica.

O apelido

"A orelhuda" troféu da Champions League (Crédito: GettyImages)
A "Coupe Des Clubs Champions Européens", seu nome verdadeiro com um design belo e revolucionário que sempre chama a atenção, principalmente pelas alças que se assemelham às orelhas gigantes
Quando a imprensa inglesa viu a nova taça, imediatamente a batizou de "Old Big Ears" ou "Velha Orelhuda". O apelido rapidamente pegou: "La Orejona", na Espanha e "Grandes Oreilles", na França.

A produção do troféu

Há 40 anos, a empresa italiana "GDE Bertoni" fabrica os troféus e há 25 anos produz suas réplicas.
O troféu original é feito em prata de lei e as réplicas de 'brass' ou latão, que ficam de posse dos clubes.
Segundo o artista GuerrinoGiorgi, que supervisiona a produção, afirma com orgulho: "São necessários 15 dias para fazê-las. É muito difícil, mas é a minha paixão. É muito emocionante fazer este troféu".

Times que possuem uma Orelhuda original

Troféu da Champions League, a Orelhuda (Crédito: GettyImages)
Como a UEFA, em 1969, decidiu que os times que conquistassem o título por 5 vezes, ou 3 vezes consecutivas, levaria definitivamente a taça para casa, seis times têm um troféu ou dois troféus, (apenas o Real Madrid), originais:
  • Real Madrid (cinco títulos consecutivos de 1955–56 a 1959–60 e o décimo título em 2013–14);
  • Ajax (terceiro título consecutivo em 1973);
  • Bayern Munique (terceiro título consecutivo em 1976);
  • Milan (quinto título em 1994);
  • Liverpool (quinto título em 2005);
  • Barcelona (quinto título em 2010).

Mudança da Regra

Em 2008, a UEFA alterou o artigo 11.1 do regulamento: "O troféu original, que é utilizado para a cerimónia oficial de apresentação da final e noutros eventos oficiais aprovados pela UEFA, é sempre propriedade da UEFA. Uma réplica do troféu em tamanho real, o troféu de vencedor da UEFA Champions League, é entregue ao clube vencedor".

Escudo de Honra

Patch que as equipes utilizam na disputa da Champions (Crédito: GettyImages)
As equipes que disputam a Champions League devem usar o patch com o logo da competição, a bola estrelada.
Entretanto, Real Madrid, Ajax, Bayern Munique, Milan, Liverpool e Barcelona utilizam nas camisas, badge especial, por terem vencido pelo menos cinco vezes a competição ou três edições consecutivas.
Real Madrid com 13, Milan tem 7, Liverpool e Bayern Munique com seis, Barcelona com 5. Apesar de ter 4, o Ajax conquistou três consecutivamente: 1970-71, 1971-72 e 1972-73.
Exceto eles, o campeão de uma temporada, ostenta no ano seguinte o chamado 'Title-holder logo', como os campeões reinantes.