Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL

Diego Godín: o emblema da seleção uruguaia

Diego Godín é o zagueiro-artilheiro pilar da seleção uruguaia dentro e fora de campo; confira a trajetória profissional do defensor da celeste

Gabriela Santos Publicado em 22/09/2022, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diego Godín é referência do Uruguai dentro e fora de campo - GettyImages - SportBuzz
Diego Godín é referência do Uruguai dentro e fora de campo - GettyImages - SportBuzz

Como parte da preparação para a Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro, o SportBuzz conta a história de Diego Roberto Godín Leal, ou apenas Diego Godín, o capitão pilar da seleção uruguaia no vestiário e dentro de campo. Nascido no dia 16 de fevereiro de 1986, em Rosario, no Uruguai, sua trajetória no futebol começou em 2000, pelo Defensor Sporting.

Curiosamente, o zagueiro-artilheiro trabalhou como atacante no clube de formação, mas foi colocado para a sua verdadeira vocação: a de defensor. Em 2003 acertou a transferência para o Club Atlético Cerro e fez sua estreia como profissional. Ali, sua carreira deslanchou. Antes de partir para o futebol europeu, foi contratado pelo Nacional em 2006 e em apenas um ano chamou a atenção do Villarreal.

No Submarino Amarelo, entre 2007 e 2010, foram 116 partidas disputadas e quatro gols anotados. O bom desempenho na Espanha lhe rendeu um contrato com o Atlético de Madrid, o principal clube de sua carreira. No Alteti, Godín ficou de 2010 a 2019, disputou 389 partidas e marcou 27 gols – entrando para a história do colchonero.

Com a camisa do Atlético de Madrid, o capitão Godín conquistou o tricampeonato da Supercopa da Uefa (2010, 2012, 2018), o bi da Europa League (2012 e 2018), além dos destacados troféus do Campeonato Espanhol (2013/14) e Copa do Rei (2012/13). Sua última partida pelo Atleti foi no dia 18 de maio de 2019.

Depois da histórica passagem pelo futebol espanhol, Godín mudou de ares e se transferiu para a Inter de Milão, sem custos depois de não renovar com o colchonero. Na Internazionale, foram 36 jogos em uma temporada antes de se assinar com o Cagliari até o início de 2022. 

Com 40 partidas disputadas e fim de contrato, o zagueiro chegou ao Brasil para defender o Atlético-MG e fez uma breve passagem que durou até junho. Após rescindir com o clube brasileiro, assinou com o argentino Vélez Sarfield até o fim de 2023.

Godín é o emblema da seleção uruguaia
Godín é o emblema da seleção uruguaia (Crédito: GettyImages)

Hoje com 36 anos, Godín é a cara da seleção uruguaia. O experiente zagueiro fez sua estreia pela celeste em 2005 e caminha para disputar o terceiro mundial de sua carreira. Antes, defendeu sua seleção no Brasil 2014 e na Rússia 2018. Referência no setor defensivo, ele tem 159 jogos pelo Uruguai e anotou oito gols, sendo campeão da Copa América de 2011, na Argentina. 

O Uruguai estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, às 10h (horário de Brasília), contra a Coreia do Sul, pelo Grupo H. A chave ainda conta com Portugal e Gana. Se avançar de fase, a celeste pode ser uma possível adversária do Brasil nas oitavas de final.