Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / NBA FINALS

Heat x Nuggets: Como o desacreditado Caleb Martin se tornou um dos pilares de Miami nas Finais da NBA

Aos 27 anos, Caleb Martin é um dos jogadores Miami Heat que não foram draftados e ameaçam o favoritismo de Nikola Jokic com os Nuggets

Danilo Lacalle Publicado em 04/06/2023, às 14h38 - Atualizado às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caleb Martin, aposta do Miami Heat nas Finais da NBA - GettyImages
Caleb Martin, aposta do Miami Heat nas Finais da NBA - GettyImages

As Finais da NBA entre Denver Nuggets e Miami Heat acumulam histórias além da disputa do anel de campeão. E elas vão desde atritos anteriores entre os jogadores das equipes até atletas que quase não entraram na principal liga de basquete do mundo, como é o caso do ala-pivô Caleb Martin.

Martin é um dos principais pilares do jogo ofensivo do Miami Heat, atualmente. O jogador conquistou a indiscutível titularidade essa temporada, mas foi um processo trabalhoso para chegar onde está. Isso porque o jogador não foi draftado e ainda passou pela G-League (a liga menor da NBA), antes de conquistar uma vaga no Charlotte Hornets, praticamente sem garantias de contrato.

Após duas temporadas, Caleb Martin foi dispensado do Hornets e conseguiu uma segunda chance com o elenco do Miami Heat, tendo que começar, praticamente, do zero.

O Miami Heat não é um "underdog" (aquele time desacreditado que busca se provar), por acaso. Tem um elenco repleto de jogadores que não foram draftados. Mas foi Caleb Martin que se destacou nas finais da Conferência Leste, contra o Boston Celtics. Isso porque o jogador de 27 anos teve média de 19,3 pontos e, em uma das partidas, anotou 26 pontos, o recorde da carreira do atleta nos playoffs. Isso sem falar na atuação brilhante no jogo 7, com bolas de 3 precisas.

“Reflito muito sobre onde comecei e a jornada que fiz para chegar aqui. Até mesmo no ano passado”, afirmou Caleb Martin, em entrevista coletiva após o jogo 7 entre Heat x Celtics. “É um sentimento meio estranho, porque também entendo que, por mais feliz que esteja, e grato por estar aqui, também entendo que temos mais jogos pela frente. O trabalho não está feito. Não passamos pelo que passamos durante toda a temporada regular e por minha jornada pessoal para perder nas finais”, concluiu.

Além de Caleb Martin, outros jogadores que estão no elenco do Miami Heat também não entraram na NBA via Draft: o veterano Udonis Haslem, além dos titulares Gabe Vincent e Max Strus. Duncan Robinson, outro jogador importante do elenco, também entrou na liga sem chegar direto da universidade. Um caminho muito mais difícil para os que buscam estar entre os melhores.

Mas isso não é por acaso. O Miami Heat vem se mostrando como um excelente programa de reconstrução de atletas desacreditados. E Caleb Martin se mostrou como o maior exemplo. O atleta ficou a um voto de ser o MVP das finais do Leste, dado ao Jimmy Butler. Isso, após acertar 11 de 16 arremessos, com seus 26 no Jogo 7. 

Caleb Martin em ação pelo Miami Heat
Caleb Martin em ação pelo Miamia Heat (Crédito: GettyImages) 

“Isso pode ter surpreendido vocês, mas, para nós, é um ótimo jogador, um ótimo defensor, craque, arremessador, tudo isso”, revelou Jimmy Butler, em entrevista coletiva.

Se classificando em 8º, o Miami Heat viu Caleb Martin como um dos principais jogadores dos playoffs. Teve atuações sólidas na série contra o Milwaukee Bucks e contra o New York Knicks, com média de 10,8 pontos, com acerto de 53% dos arremessos. E, contra os Celtics, viu seus números - e minutagem - disparar.

O contrato de Caleb Martin com o Miami Heat não é, nem de longe, um dos principais da equipe. Assinou por US$ 20 milhões em 3 anos e, agora, é uma das principais esperanças ao lado de Jimmy Butler para superar Nikola Jokic e o encorpado elenco do Denver Nuggets, nas finais da NBA.

Você pode acompanhar Caleb Martin e o Miami Heat, contra o Denver Nuggets, no jogo 2 das finais da NBA, a partir das 21h (de Brasília) deste domingo (4), na ESPN 2 e Star+.