Torneio começa a ser decidido nesta quinta - Marcelo Ferrazoli/Sesi-SP
VOLÊI

Pinheiros e Sesi Bauru iniciam final inédita do Paulista de Vôlei

Time do interior, único invicto do estadual, encara o embalado Pinheiros, que eliminou forte Osasco

Redação Publicado em 13/10/2022, às 13h45

O título do Campeonato Paulista feminino de vôlei começa a ser decidido nesta quinta-feira, em um confronto inédito. Animado após derrubar o Osasco/São Cristóvão Saúde, maior campeão estadual com 16 conquistas, o Pinheiros recebe o Sesi Bauru às 21h30 (de Brasília), no Henrique Villaboim, no primeiro jogo da série. O segundo acontece no dia 16, às 11h, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Em caso de empate, as equipes disputam o golden set, de 25 pontos.

O time da capital paulista está de volta à decisão do Paulista após seis anos. A última vez que se classificou foi em 2016, quando perdeu a taça para o Osasco. Na história, o clube soma seis títulos (1985, 1986, 1987, 1999, 2009 e 2010). Já o Sesi Bauru, que saiu vitorioso em 2018, luta pelo bicampeonato.

Pinheiros e Bauru começaram temporada de clubes em ritmo intenso. Após garantir o título da Copa São Paulo, o time da capital tem empolgado a torcida, com grandes atuações coletivas. O técnico Reinaldo Bacilieri destaca a aplicação tática de suas comandadas.

"Cada jogadora está exercendo sua função rigorosamente: Mara no bloqueio, Edinara no ataque, Kika na defesa, Amanda na recepção, Talia no fundo de quadra. Posso contar inclusive com a força do banco. No domingo (semifinal contra Osasco) com as entradas de Rose e Grossi, na inversão, tiramos a desvantagem que era de três pontos. A soma das individualidades está refletindo no coletivo. O jogo semifinal foi tão intenso que até agora o time está se recuperando, mas estamos preparados para mais um desafio", afirma o técnico do Pinheiros, alinhado com o discurso de suas jogadoras.

"Cada uma de nós contribuiu com o que tem de melhor para chegarmos à decisão. Aqui, ninguém carrega o time nas costas e na final não será diferente. Estamos nos superando a cada jogo com o objetivo de elevarmos o patamar do Pinheiros nesta temporada. Vamos para a decisão com todo otimismo", afirmou a líbero Kika.

O Bauru, por sua vez, chega à final como única equipe invicta, após nove vitórias em nove jogos, sendo sete da fase classificatória e dois das semifinais diante do Energis 8 São Caetano. Por ter tido melhor campanha na primeira fase, a equipe do interior terá a vantagem de decidir o título em casa.

"Esperamos jogos extremamente difíceis e complicados diante do Pinheiros. Elas eliminaram outro grande time nas semifinais, o Osasco, e chegarão com a moral elevada para nos enfrentar. Por isso, teremos de estudar e nos preparamos muito bem para os duelos das finais, que acredito que serão decididos nos detalhes", analisou Fabiano Kwiek, técnico do Sesi Vôlei Bauru.


 

Paulista Sesi volei

Leia também

Mateus 'Pakitoo' representa o Brasil em duelo internacional no WGP


Petrúcio Ferreira fatura tetra no Mundial no atletismo paralímpico


Canadense quebra próprio recorde mundial na natação


Rayssa Leal avança para a semifinal do street skate no pré-olímpico de Xangai


ADXC 4: Atletas falam sobre suas expectativas em coletiva de imprensa


Junior Preto busca vitória no ACA desta sexta-feira, na Rússia