Poliana Botelho, lutadora brasileira de MMA - Getty Images
"TUDO PASSA"

Poliana Botelho, do MMA, fala sobre tratamento contra o câncer

Lutadora brasileira de MMA, Poliana Botelho foi sincera sobre o câncer de mama que descobriu em janeiro e o período vivido durante o tratamento contra a doença

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 16/10/2023, às 10h10

Poliana Botelho tem 34 anos e é uma das melhoras lutadoras de MMA do Brasil. Em janeiro, no entanto, um imprevisto a fez desacelerar na carreira: um câncer de mama foi diagnosticado. Em entrevista ao “Esporte Espetacular”, a atleta detalhou como tem sido a sua rotina e o tratamento contra a doença.

“Procurei uma mastologista. Ela falou: ‘tem X por centro de chance de ser câncer, mas não posso falar nada. Preciso do exame’. Sabe quando você...saí de lá aérea? [...]. No dia 2 de janeiro, saiu o resultado e veio a bomba. Pra gente vira uma bomba. 'Caramba, e agora?' A vida da gente muda”, explicou Botelho.

Show Player
Você fala: ‘o que vou arrumar? Não sou nova para o esporte, e aí [tenho que] ficar dois anos parada, e agora? O que vou fazer da minha carreira?’ Tudo foi uma dificuldade. E a minha preocupação era só assim: ‘tá, o que eu tenho que fazer?’ Eu só fazia conta. Vou lá fazer os tratamentos, vou brigar, fazer tudo, mas eu queria saber tempo. Na quimio é tanto tempo, rádio tanto tempo, só que vi que não adiantava ter que fazer conta, porque tudo era incerto”.

Poliana ainda contou como a luta pode ter auxiliado ela a diagnosticar o câncer e, também, a passar por ele. “Lembro da minha médica falando que ele, o nódulo, seria impalpável. Na luta, tomando as pancadas, acabou levando a fazer o nódulo que a gente sentia. Parece que a luta fez eu descobrir o câncer. E a luta me fez forte para aguentar ele [...]”, disse.

 

“A luta é tempo ruim o tempo todo. Quem vive da luta é o tempo todo brigando com a mente, brigando com o corpo, dieta, alimentação. A luta me preparou para estar forte nesse momento”. Além disso, Botelho revelou: “Você se olha no espelho e para de se encontrar. Tem dias péssimos, mas passa, tudo passa”.


 

Poliana Botelho câncer de mama Lutadora MMA

Leia também

Campeão brasileiro de boxe, Sancler Graffit garante: “Luta do século”


UFC: Dana White responde sobre possibilidade Poatan enfrentar Jon Jones


Jake Paul elogia Mike Tyson, mas faz promessa: “Tenho que...”


Destaque do UFC 301, Michel Pereira explica seu estilo: "Sou showman"


Jon Jones considera enfrentar Poatan: “A maior luta...”


Campeão dos leves, Makhachev projeta luta com Poirier: "Luta fácil"