O clássico entre Corinthians e Palmeiras é conhecido como Derby Paulista - Getty Images/ Divulgação
DERBY PAULISTA!

Corinthians e Palmeiras: conheça algumas curiosidades do Derby Paulista

Corinthians e Palmeiras protagonizam a maior rivalidade do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil

José Renato Publicado em 25/08/2021, às 13h58 - Atualizado às 14h38

CORINTHIANS X PALMEIRAS

A maior rivalidade de São Paulo e uma das maiores do futebol brasileiro envolve dois clubes nascidos a partir de estreita relação com os imigrantes que praticamente invadiram a capital paulista a partir do começo do século XX. O primeiro confronto ocorreu em 6 de maio de 1917, no campo da Companhia Antarctica, na Água Branca, e foi vencido pelo Palestra por 3 a 0, com três gols de Caetano.

Influência europeia

O Corinthians foi criado em 1910 a partir da excursão de uma equipe inglesa, o Corinthian ao Brasil, de quem emprestou o nome, a partir de iniciativa de modestos trabalhadores de diferentes origens, dentre eles italianos, que depois foram estimulados a adotar as cores de outra equipe, essa de estreita relação com os imigrantes italianos, o Palestra Itália, em 1914. Essa relação próxima se transformaria em rivalidade quando as duas equipes passaram a dominar o futebol paulista.

Unidos contra o Paulistano

Em tempos de guerra, no ano de 1917, a Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo programou um jogo beneficente entre um combinado formado por jogadores do Corinthians e do Palestra Itália contra o supercampeão Paulistano, de Friedenreich, o melhor jogador de futebol daquele tempo. O combinado levou a melhor por 2 a 0.

8 a 0, a maior goleada

A maior goleada na história do clássico aconteceu em 1933, quando o Palestra aplicou 8 a 0 no rival, com quatro gols de Romeu Pellicciari, na maior derrota sofrida em toda a história corintiana. O Corinthians teve seu melhor resultado diante do arquirrival em partida em 1982, vencida por 5 a 1 com um show do novato atacante Casagrande.

A origem do Derby

O clássico passou a ser conhecido como Derby, nome atribuído pelo jornalista Thomaz Mazzoni, na década de 1940. Originalmente o significado da palavra derby vem de um termo turfístico que define “a mais importante e tradicional carreira inglesa, disputada em Epsom pela primeira vez no século XVII”.

Ao longo dos anos passou a ser utilizado para determinar um jogo entre duas equipes da mesma cidade. O jornalista de A Gazeta Esportiva assim definiu o clássico por ser um jogo entre times da mesma cidade e de difícil prognóstico de vencedor, assim como eram as corridas de cavalos de Epsom.

 

Palmeiras Derby Paulista Clássico Corinthians

Leia também

Como é que eu fico nas tardes de domingo, sem Gildo...


Em Serra Talhada, briga entre famílias políticas dá fim a um clube


Os Tetracampeões no Voo da Muamba


O pacto de Argentina, Brasil e Chile e um dos maiores times o Brasil


Os Times da Empresa Vale do Rio Doce


Em tempos de Regime Militar, peripécias no futebol catarinense