Torcedoras do Sport fora da Ilha do Retiro - Reprodução
SÉRIE B

Torcedoras do Sport ficam sem camisa após serem barradas em estádio

Em jogo do Sport com apenas mulheres, crianças e PCDs, torcedoras foram impedidas de entrar no estádio por vestirem camisas similares às proibidas de torcida organizada

Redação Publicado em 22/05/2023, às 13h20

No último sábado, 20, torcedoras do Sport ficaram sem camisa na frente da Ilha do Retiro após serem barradas na entrada, antes do jogo contra o Botafogo-SP. Em partida com apenas mulheres, crianças e pessoas com deficiência nas arquibancadas, parte das rubro-negras não entraram no estádio por vestirem camisas proibidas de torcida organizada.

Em vídeo enviado pelo WhatsApp à TV Globo, as torcedoras reclamaram da medida, que está em vigor desde 2015. A limitação específica dos adeptos rubro-negros que não incluiu homens faz parte de uma punição determinada pelo STJD (pela invasão e agressões no duelo com o Vasco, em outubro do ano passado), a qual ainda perdurará por mais dois jogos. Confira outro registro do caso:

🚨⚠️

Um grupo de torcedoras do Sport ficou de sutiã na entrada da Ilha do Retiro antes do jogo contra o Botafogo-SP.

Algumas mulheres tentaram entrar na Ilha com camisas que faziam alusão à Torcida Jovem, que está proibida de ir à estádios.

🗞 UOL

pic.twitter.com/3dM7mFHCHY

— Goleada Info (@goleada_info) May 21, 2023

Na gravação, algumas mulheres estavam usando camisas com siglas e símbolos que fazem alusão à torcida organizada do Sport, proibida de frequentar estádios devido a casos de vandalismo e violência. Além disso, os CNPJs das organizadas do time pernambucano foram extintos em 2020. “Isso é uma humilhação para as meninas, isso não existe. [...] Voltou a ditadura, é? Isso existe?”, afirmou o homem que fazia o vídeo.

Em resposta ao ocorrido, o clube declarou que “o STJD não permitiu a entrada de camisas em alusão à torcida organizada responsável por acarretar a punição ao Sport de R$ 150 mil e seis jogos restritivos” e que “ofereceu camisas de cor preta para que as torcedoras pudessem entrar na sede com a vestimenta. Elas, contudo, não aceitaram”.

Torcida do Sport na Ilha do Retiro (Créditos: Reprodução)


Apesar do ocorrido, que muitas do vídeo classificaram como opressão, as mulheres conduziram a festa da vitória com a torcida, que também foi composta por crianças e PCDs: o Sport venceu o Botafogo-SP com direito a goleada de 3 a 0. Atualmente, o Leão se posiciona em 8º lugar na Série B do Campeonato Brasileiro.


 

Pessoas com deficiência Sport Campeonato Brasileiro Torcedoras série B Mulheres Crianças

Leia também

Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco