Presidente da Sérvia escolhe torcida na Copa do Mundo - Getty Images
DIFERENÇAS POLÍTICAS

Presidente da Sérvia escolhe torcida por política na Copa

Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, decide apoiar adversários de vizinhos nas decisões deste final de semana na Copa do Mundo

Redação Publicado em 16/12/2022, às 17h27

Na véspera da disputa de terceiro lugar e há dois dias da grande final da Copa do Mundo, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, escolheu sua torcida para as decisões. Com a diferença política do país com Croácia e França, o líder escolheu Marrocos e Argentina como seus preferidos aos confrontos.

A escolha se dá pela disputa do território de Kosovo e os posicionamentos de cada país. Enquanto os sul-americanos e africanos não o reconhecem como um país independente, assim como a Sérvia, os adversários deles têm posicionamento contrário nas disputas finais.

Ixi, tio... Indiretinha? Será que o cara ficou bolado com a história de poder jogar a final da Copa? #TNTSportsNoQatar pic.twitter.com/B4iT3c7DHA

— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) December 16, 2022

"Apoiarei Argentina e Marrocos de todo o coração. Você não escolhe seus vizinhos, você escolhe seus amigos", falou o presidente, que continuou: “Há razões emocionais e familiares pelas quais os apoiarei contra meus vizinhos". Nem a Argentina nem o Marrocos reconheceram a independência de Kosovo e são bastante firmes sobre esta questão", completou.

Vale lembrar que este assunto já rendeu assunto neste Mundial, já que o jogo entre Suíça e Sérvia foi quente em duelo pela fase de grupos. Com diversos cartões amarelos, os jogadores provocaram uns aos outros no campo, principalmente nas comemorações dos gols de Shaqiri e Vlahovic.

Sérvia teve jogo quente com a Suíça na Copa do Mundo / Créditos: Getty Images

 

O Kosovo atualmente é reconhecido como um país por 111 dos 193 estados-membros das Nações Unidas. O Brasil também é um destes que não reconhece o território. A disputa faz parte ainda da separação da Iugoslávia que aconteceu próximo de 1992, com datas que divergem para cada um.


 

Suíça sérvia Shaqiri Vlahovic Kosovo

Leia também

Botafogo: Óscar Romero e Diego Hernández são cortados por indisciplina


São Paulo topa até prejuízo para se livrar de James, diz jornalista


Craque Neto fala sobre atuação de Carlos Miguel: “Frangaço”


Vasco prepara proposta para retorno de Philippe Coutinho


Champions: Ancelotti admite dúvidas para a escalação do Real Madrid


Weverton lamenta derrota para o Athletico, mas pede foco: “Muita coisa...”