Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola - Getty Images
ASSÉDIO

Presidente da Federação Espanhola é denunciado por violência sexual

Conselho Superior de Esportes denunciou Luis Rubiales por beijo à força em jogadora da seleção espanhola na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina 2023

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 22/08/2023, às 09h09

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, foi denunciado pelo Conselho Superior de Esportes sob a justificativa de violência sexual. O dirigente beijou a jogadora da seleção Jenni Hermoso à força durante a cerimônia de premiação das campeãs na Copa do Mundo Feminina 2023. Em documento divulgado pelo portal “The Objective”, Miguel Galán, presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol pediu a abertura de uma investigação.

A solicitação foi feita ao Conselho Superior de Esportes. De acordo com a denúncia de Galán, a própria Federação possui um protocolo que enquadra o beijo à força na categoria de “comportamento relacionado com a violência sexual”. Além disso, o registro ainda caracteriza a postura como “uma conduta inaceitável que levará a consequências imediatas”.

 

DESDOBRAMENTOS DO CASO

Inicialmente, Rubiales se exaltou quando questionado sobre a atitude na entrega das medalhas, além de ter ‘dado de ombros’ em relação à gravidade do ocorrido. “O beijo com Jenni? Idiotas existem em toda parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso às idiotices”, afirmou. Depois, o presidente mudou o seu posicionamento e admitiu o próprio erro.

Jenni, por outro lado, havia tecido críticas a Rubiales durante uma live nas redes sociais, embora tenha suavizado o tom posteriormente, culpando o calor do momento e a emoção da conquista: “É, mas eu não gostei”. A ‘Furia Roja’ faturou a taça ao bater a Inglaterra por 1 a 0, com gol de Olga Carmona.


 

Seleção Espanhola Fúria Vermelha Abuso copa do mundo Mundial Federação Espanhola. violência sexual denúncia Jenni Hermoso beijo forçado Fifa

Leia também

Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco