Mesmo com más contratações, o Barcelona venceu 14 títulos - Getty Images
FC BARCELONA

Jornal chama de “caótico” o planejamento de Josep Bartomeu, presidente do Barcelona

Das 24 contratações feitas pelo espanhol, apenas dez ainda estão no clube catalão

Damaris Andrade Publicado em 10/02/2020, às 19h20

Após Sandro Rosell ter sido desligado do Barcelona por fraude fiscal, que envolveu até a compra de Neymar pelo clube catalão, Josep Maria Bartomeu assumiu o cargo de presidente do Barça, em 2014.

O empresário espanhol foi vice-presidente de Rosell entre julho de 2010 e janeiro de 2014, e foi eleito o 40º presidente do Barcelona por 61,35% dos votos dos membros do clube.

Desde quando assumiu o Barça, a equipe catalã venceu a Champions League, o Mundial de Clubes e a Supercopa da UEFA uma vez cada, quatro vezes a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol e duas vezes a Supercopa da Espanha.

Entretanto, o sucesso nos títulos nem sempre significa sucesso entre os jogadores dentro de campo. O Barcelona contou com ídolos que estavam, e uns que ainda estão, no clube por anos, como Lionel Messi, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, Jordi Alba e Luis Suárez.

Mas, mesmo assim, o jornal espanhol El Periódico chamou as contratações feitas por Bartomeu de “caóticas”. Dos 24 jogadores contratados na gestão no espanhol, 14 já deixaram o clube. Além disso, desde a saída de Pep Guardiola, no final da temporada 2012-13, cinco técnicos assumiram a equipe. O mais recente foi Quique Setién, que substituiu Ernesto Valverde

O jornal El Periódico aponta que o mais bem sucedido mercado de transferência na era Bartomeu foi o seu primeiro, que contratou Suárez, Ter Stegen e Rakitic. Desde então, o Barcelona entrou em um “planejamento esportivo desconcertante”. Dos jogadores que deixaram o clube, três brasileiros estão na lista: Paulinho, Philippe Coutinho e Malcom. 

Comprado do Guangzhou Evergrande e vendido novamente para a China, o tempo de Paulinho no Barcelona durou um ano. Já Malcom acertou com o  Zenit, da Rússia, e Coutinho está emprestado ao Bayern de Munique.

Os outros nomes da lista são o goleiro Cillesen, os laterais Aleix Vidal e Digne, os zagueiros Murillo, Mina e Todibo, os meio-campistas Ardan Turan, André Gomes, Denis Suarez e Kevin Prince Boateng e também o atacante Paco Alcacer.

Dos reforços que ainda permanecem na equipe, estão os franceses Umtiti, Lenglet e Griezmann, o brasileiro Arthur, o holandês De Jong e o chileno Arturo Vidal. Entretanto, este último está para deixar o clube na próxima janela de transferência.

Além de tudo isso, rumores da saída de Eric Abidal, secretário-técnico do Barcelona, começaram a surgir, principalmente após o desentendimento com Lionel Messi. O francês assumiu o cargo em julho de 2018, substituindo Pep Segura, que ficou por duas temporadas, e Robert Fernández, por três temporadas.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Lionel Messi Pep Guardiola Luis Suárez Xavi Andrés Iniesta Barcelona Lionel Messi messi Pep Guardiola Josep Maria Bartomeu Guardiola Bartomeu FC Barcelona

Leia também

São Paulo e Palmeiras fazem clássico sem gols no Brasileirão


Ronaldo concretiza venda de SAF do Cruzeiro e se despede: “Dever cumprido…”


Revelado pelo Grêmio, atacante comemora retorno após lesão: “Muito feliz”


Gum fala sobre aposentadoria, família e trajetória no futebol


Abel Ferreira e diretor do São Paulo fazem as pazes antes do Choque-Rei


Jornal expõe condição de Vitor Roque para ser emprestado pelo Barcelona