Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola - Getty Images
DENÚNCIA POR ASSÉDIO

Governo da Espanha apresenta denúncia própria contra Luis Rubiales

O Conselho Superior do Esporte, do Governo da Espanha, fez denúncia contra Luis Rubiales por assédio à jogadora da seleção Jenni Hermoso; veja o comunicado oficial

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 25/08/2023, às 13h43

O Governo da Espanha entrou com uma denúncia contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, por meio do Conselho Superior do Esporte, que é ligado ao ministério responsável no país. A renúncia do dirigente da RFEF foi pedida formalmente, após o assédio contra a jogadora da seleção, Jenni Hermoso, em um beijo forçado e não consentido.

“O caminho deste governo para com a presidência da RFEF acabou hoje. O governo inicia hoje os trâmites para que o senhor Rubiales tenha que dar explicações perante o Tribunal Administrativo do Esporte. Ele não está à altura do que se esperava. Nem do que esperavam jogadoras, governo e sociedade espanhola”, declarou Victor Francos, presidente do Conselho.

 

“Estamos com disposição para que isso seja o [movimento] ‘Me Too’ do futebol espanhol”. O ocorrido envolvendo Rubiales foi parar no Tribunal Administrativo do Esporte (TAD). Caso o tribunal acate a denúncia do Conselho Superior do Esporte (CSD), o dirigente vai ser suspenso de seu cargo na Real Federação Espanhola. O governo do país tomou a decisão após o presidente da RFEF não abdicar de suas funções por contra própria.

“A Assembleia [da RFEF], longe de resolver a situação, longe de acalmar o contexto em que ele mesmo nos meteu, só aumentou a polêmica. As explicações foram insuficientes, assim como os demais passos. Rubiales agravou a situação. O governo não ficará impassível”, completou Francos. “As jogadoras não mereciam essa semana. Quando passar toda essa tormenta, merecem que voltem a celebrar, a sorrir e a nos orgulhar pelo que fizeram”.


 

Conselho Superior do Esporte seleção assédio Real Federação Espanhola Luis Rubiales Espanha Governo da Espanha Jenni Hermoso beijo forçado

Leia também

Reus se despede do estádio do Dortmund com gol 100!


Phil Foden é anunciado craque da Premier League


Gabigol se reapresenta no Flamengo e tem novo número definido


Cássio se despede do Corinthians e explica saída: "Ciclo acabou"


Última rodada da Bundesliga tem derrota do Bayern e Leverkusen invicto; veja!


Thiago Motta: conheça o técnico por trás do sucesso do Bologna