Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CASO DE ASSÉDIO

Fifa inicia processo contra Rubiales por assédio em Jenni Hermoso

A Fifa anunciou que abrirá investigação contra Luis Rubiales, da RFEF, por beijo forçado contra Jenni Hermoso; processo disciplinar cita “comportamento ofensivo”

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, à esquerda - Getty Images
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, à esquerda - Getty Images

A Fifa comunicou que vai abrir uma investigação contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, pelo beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso, durante a Copa do Mundo 2023. De acordo com a nota divulgada nesta quinta-feira, 24, o Comitê Disciplinar informou ao dirigente que o procedimento se dará devido aos “eventos ocorridos na final”.

“O Comitê Disciplinar da Fifa só fornecerá mais informações sobre estes processos disciplinares depois de emitir uma decisão final sobre o assunto. A Fifa reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento em contrário”, diz o comunicado.

De acordo com a entidade, a postura de Rubiales pode constituir a “violação ao artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa”, que aborda questões de comportamento ofensivo. Vale destacar que, em meio ao caso, a RFEF convocou uma Assembleia Geral Extraordinária de caráter emergencial para a próxima sexta-feira (às 7h do horário de Brasília) para determinar o futuro do presidente.

POSICIONAMENTO DE HERMOSO

Através de sua agência e seu sindicato, a atacante pediu “medidas exemplares” e que os protocolos necessários sejam implementados pela RFEF. No primeiro momento, enquanto ainda estava no vestiário, Jenni Hermoso foi vista afirmando que não gostou da atitude do presidente da federação, mas que não tinha o que fazer. Agora, a jogadora formaliza que não foi uma brincadeira consensual entre os dois.

Jenni Hermoso, da seleção espanhola
Jenni Hermoso, da seleção espanhola (Créditos: Getty Images)

“Em decorrência dos acontecimentos durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, envolvendo o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Manuel Rubiales Béjar, nossa afiliada, Jennifer Hermoso, deseja declarar o seguinte: O meu sindicato FUTPRO, em coordenação com a minha agência TMJ, encarregam-se de defender os meus interesses e ser os interlocutores nesta matéria”, começou a nota de Jenni Hermoso. Confira o resto do pronunciamento.