Nova Zelândia e Noruega se enfrentaram pela Copa do Mundo feminina - GettyImages
COPA DO MUNDO

Fator casa e 1ª vitória em Copas: Nova Zelândia vence Noruega

Na partida de estreia da Copa do Mundo 2023, a Nova Zelândia superou a forte Noruega e conquistou a primeira vitória do país na história dos Mundiais

Gabriela Santos Publicado em 20/07/2023, às 06h02 - Atualizado às 06h16

A Nova Zelândia venceu a Noruega por 1 a 0 nesta quinta-feira, 20, em duelo válido pela primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo Feminina. No estádio Eden Park, em Auckland, a seleção neozelandesa contou com o apoio de sua torcida para confirmar o primeiro triunfo na história dos Mundiais em 16 jogos. O duelo bateu o recorde de público da história do país da Oceania: 42,137 mil pessoas foram ao estádio.

Após um primeiro tempo sem gols, as principais emoções ficaram para a segunda etapa. Hannah Wilkinson marcou o único da partida, e Percival desperdiçou um pênalti que poderia ter ampliado a vantagem das neozelandesas na reta final do jogo.

The perfect start for the #FIFAWWC co-hosts, @NZ_Football! 😍

— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) July 20, 2023

As seleções voltam a campo pela segunda rodada do Grupo A do Mundial na próxima terça-feira, 25. A partir das 2h30 (horário de Brasília), a Nova Zelândia enfrenta as Filipinas no estádio Wellington Regional. Às 5h, a Noruega encara a Suíça.

O JOGO

A Nova Zelândia surpreendeu e mostrou força diante da favorita Noruega, pela estreia da Copa do Mundo 2023. Em busca da primeira vitória na história dos Mundiais, as anfitriãs contaram com apoio da torcida em casa para pressionar a seleção norueguesa.

O time mandante apostou nas bolas aéreas e nos lançamentos para a centroavante Hannah Wilkinson, a melhor em campo, mas não conseguiu armar grande chance de gol. Do outro lado, as norueguesas não acertaram um chute no alvo, mas protagonizaram a melhor chance do primeiro tempo: finalização para fora de Maanum.

Wilkinson comemora gol pela Nova Zelândia (Crédito: GettyImages) 

 

Aos dois minutos do segundo tempo, Wilkinson anotou o primeiro gol da Copa do Mundo 2023. No lance, Bowen cobrou o tiro de meta e lançou pelo lado direito, encontrando Bott, que ajeitou para Indiah-Paige Riley tocar em profundidade para Jacqui Hand. Hand arrancou em velocidade, cruzou rastreiro dentro da área e entregou na medida para Wilkinson marcar. Bela jogada: 1 a 0.

A Noruega teve boa chance de empatar aos 13 minutos, quando Hegerberg rolou para Haavi, que tocou na pequena área para Maanum chutar para fora. Aos 15, a Nova Zelândia levou perigo mais uma vez em chute de primeira de Wilkinson, para fora.

No melhor lance, aos 17, a seleção neozelandesa quase marcou o segundo gol aos 17 minutos, em chute de Indiah-Paige Riley de fora da área, exigindo grande defesa de Mikalsen.

As norueguesas passaram a ganhar confiança na parte final da partida e, aos 35 minutos, Tuva Hansen recebeu de Hegerberg e mandou uma bomba. Esson defendeu e a bola explodiu no travessão.

Aos 44 minutos, a Nova Zelândia teve a chance de ampliar o marcador, com um pênalti marcado por toque com a mão de Mjelde dentro da área. A volante Percival foi para a cobrança, mas mandou no alto e a bola explodiu no travessão. Restou ao time da casa segurar a pressão norueguesa. 


 

 

Nova Zelândia Noruega Copa do Mundo Feminina copa do mundo

Leia também

Fortaleza empata com Boca Juniors e autor do gol admite: "Gol incrível"


Tite vê recuperação do Flamengo em vitória e garante: "Consistente…"


CBF anuncia a paralisação do Campeonato Brasileiro por duas rodadas


Alisson e Salah entram na mira dos sauditas e podem deixar o Liverpool


Juventus supera Atalanta e conquista título da Copa da Itália


PSG vence Nice fora de casa na reta final da Ligue 1