Ex-árbitro criticou FIFA por escala de Wilton Pereira - Getty Images
CHANCE REMOTA DE FINAL

Ex-árbitro critica FIFA na escala de Wilton Pereira na Copa do Mundo

Ex-árbitro brasileiro, Arnaldo Cezar Coelho, criticou a FIFA por ter colocado Wilton Pereira em Inglaterra e França e comentou chances de estar na grande final

Redação Publicado em 12/12/2022, às 18h34 - Atualizado em 13/12/2022, às 08h16

O famoso ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho falou sobre as atuações de Wilton Pereira Sampaio na Copa do Mundo e a chance do brasileiro apitar a grande final. Apesar de ter elogiado o profissional, Arnaldo criticou a escalação dele no jogo entre Inglaterra e França e não se mostrou muito otimista com a possível participação na decisão.

"O jogo do Wilton (Inglaterra x França) foi muito difícil. Bem diferente do jogo que eu fiz entre europeus na Copa de 1982, quando apitei Inglaterra x Alemanha. Não era um mata-mata, mata-mata tem uma pressão muito grande. A comissão errou redondamente em ter escalado ele, e ninguém falou nada. Botaram ele lá, se vai mal o sacrificam e mandam para casa", falou em entrevista ao "UOL Esporte".

Da Série B para uma final de Copa do Mundo? 🏆

O árbitro Wilton Pereira Sampaio segue no Catar e pode apitar a decisão do Mundial.

A sua última partida no Brasil, também foi uma decisão de campeonato, pois tanto o Vasco quanto o Ituano tinham chances de acesso. #90minNaCopa pic.twitter.com/7PsKxagUMA

— 90min Brasil (@90minbrasil) December 12, 2022

Além da crítica à comissão, que o ex-profissional afirmou estar perdida, também omentou a atuação de Wilton em seus quatro jogos até aqui. Com elogios aos três primeiros, que aconteceram dois na fase de grupos e um nas oitavas de final, o jogo de maior pressão nas quartas acabou deixando suas chances de apitar a final "remotas".

"O Wilton foi bem nos primeiros três jogos que apitou. No quarto, ele teve mais dificuldade porque errou na forma de aplicar os critérios. Ele escolheu deixar jogar, mas tem que deixar jogar quando os jogadores querem jogar. Ao não apitar pequenas faltas que são marcadas no futebol brasileiro, ele deixou de apitar faltas duras que realmente aconteceram. Ele correu muito o jogo todo, mas não se colocou em boas posições. A chance do brasileiro apitar a final é muito remota. Botaram ele no fogo, foi infeliz e o jogo não ajudou. Foi uma péssima escolha da comissão de arbitragem, o árbitro deveria ser preservado", completou.

Atuação do juiz brasileiro não foi boa, segundo Arnaldo Cezar Coelho / Créditos: Getty Images

 

Arnaldo Cezar Coelho é um dos principais árbitros da história do futebol brasileiro, tendo apitado a final da Copa do Mundo de 1982, entre Itália e Alemanha (Ocidental), vencida pelos italianos por 3 a 1. Após se aposentar, ele trabalhou na TV Globo por muitos anos, sendo um dos pioneiros da profissão de comentarista de arbitragem, hoje comum em todo o país.


 

copa do mundo Arnaldo Cezar Coelho Copa do Mundo 2022 Wilton Pereira Wilton Pereira Sampaio

Leia também

Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco