Vítor Pereira está começando a ver o resultado do seu trabalho funcionar no Corinthians - GettyImages
NO CAMINHO!

Corinthians: Vítor Pereira revela caminho do sucesso na temporada

Vítor Pereira montou um Corinthians repleto de novidades, com alterações táticas e diversas mudanças de jogadores na Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores

Redação Publicado em 12/05/2022, às 09h02

Vítor Pereira e Corinthians estão cada vez mais próximos. O treinador parece ter entendido o que o Timão significa e precisa para vencer os adversários no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Na última quarta-feira, 11, por sinal, o alvinegro venceu a Portuguesa-RJ e, mais uma vez, com diversas mudanças na escalação e até no esquema tático. 

Fato é, que o treinador montou um Corinthians imprevisível na parte tática. Ele tem entrado com um 4-3-3, mas na partida válida pela Copa do Brasil, ele colocou o time num 3-4-3 e ainda promoveu a entrada de diversos jovens. Sobre esse Timão com uma nova cara e mais maduro, Vítor Pereira abriu o jogo sobre o sucesso recente do alvinegro na temporada de 2022. 

CANAL - SPORTBUZZ:

"Temos que jogar com polivalência de funções. Não temos lateral-direito agora, então temos que improvisar na direita. É essa multifuncionalidade das competências do jogador o caminho. Temos que fazer eles crescer no sentido de entender o jogo, com cultura tática, nos permitindo variações no sistema", destacou o técnico corinthiano.

Além disso, ele também deu detalhes em relação a maneira como o Corinthians atuou durante os 90 minutos da partida contra a Portuguesa-RJ e comentou sobre utilizar três zagueiros: "Nós trabalhamos um sistema alternativo ao nosso 4-3-3. Hoje decidimos entrar no 3-4-3 porque temos uma largura total. Contra um time que se fecha mais, precisamos ter um homem mais aberto dos dois lados, podemos variar".

Vítor Pereira está conseguindo trazer o seu estilo de jogo para o Corinthians na temporada de 2022 (Crédito:GettyImages)
Sobre entrar com três zagueiros, também tem a ver com o lateral-direito. O Fagner está lesionado, o João Pedro também, e preciso do Rafa para o jogo contra o Inter. Então deu para gerir um pouco. Temos que ter uma formação que nos permita fazer essa gestão, e foi o que aconteceu hoje", explicou.

Além disso, outro fator que faz parte desta melhora do Corinthians na temporada é o padrão e Vítor Pereira abriu o jogo sobre esse tema durante a coletiva de imprensa: "Nós falamos em estrutura, que é uma coisa dinâmica. Os princípios, ou seja, os comportamentos, são os mesmos. Montamos a estrutura para os mesmos tipos de comportamentos".

CLASSIFICADOS!!! 🙌🏼
Timão está na próxima fase da Copa do Brasil!

⚽ Jr. Moraes
⚽ Giuliano#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/3KcNw7GMT8

— Corinthians (@Corinthians) May 12, 2022

"Um dos princípios, por exemplo, é pressionar quando perdemos a bola. E tanto faz a formação, porque é um princípio assumido pela equipe. Eu não vou pedir para não pressionar nos treinos quando mudo o sistema. A questão não é essa. Uma equipe que quer manter o nível competitivo, e o futuro é esse, precisa de jogadores inteligentes. Jogadores que, jogando por dentro ou fora, o que o sistema exige na mudança da função", finalizou. 

Copa do Brasil Campeonato Brasileiro Vítor Pereira Libertadores Corinthians

Leia também

Com hat-trick de Cristiano Ronaldo, Al-Nassr goleia Al-Wehda


Em fim de contrato no Al-Hilal, Jorge Jesus deixa futuro em aberto


Barcelona tropeça, e Real Madrid é campeão antecipado da LALIGA


Haaland marca quatro vezes, e City persegue Arsenal na briga pelo título


Playoffs NBA: Cavaliers e Magic vão para jogo 7, e Dallas avança


Fluminense encaminha a contratação de Thiago Silva