Corinthians se classifica em jogo marcado por confusão, e Luxa repreende Ryan - Rodrigo Coca/ Agencia Corithians
SUL-AMERICANA

Corinthians se classifica em jogo marcado por confusão, e Luxa repreende Ryan

Após a classificação do Corinthians às oitavas da Copa Sul-Americana, Vanderlei Luxemburgo repreendeu comemoração de Ryan; técnico questionou clima hostil em Lima

Gabriela Santos Publicado em 19/07/2023, às 09h06

O técnico Vanderlei Luxemburgo se desculpou pela comemoração de Ryan, jovem que marcou o gol da vitória do Corinthians sobre o Universitario, por 2 a 1, no jogo de volta dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Timão confirmou o placar agregado por 3 a 1 – incluindo a vitória simples na Neo Química Arena.

Aos 47 minutos, o garoto de 20 anos balançou as redes, tirou a camisa e mostrou para a torcida adversária. O gesto irritou os jogadores do time peruano, que partiram para cima e causaram uma confusão generalizada entre os atletas do Universitario, do Timão e a polícia militar.

“Quero fazer um pedido de desculpas, meu atleta é jovenzinho, tem só 20 anos, é a primeira vez que vem numa viagem internacional, fez um gol importante e transcendeu o futebol. Quero pedir desculpa à torcida, ao treinador adversário e aos jogadores. Não era nossa intenção, tenho muito carinho e respeito à gente daqui, vim muitas vezes. Quero pedir desculpas por esse momento que transcendeu o futebol, foi um gesto de um garoto que nunca tinha saído do país”, disse antes de iniciar a entrevista coletiva.

Apesar de repreender a comemoração do garoto, Luxa destacou o clima hostil da partida em Lima por conta da prisão preventiva do preparador físico Sebastian Avellino. O uruguaio foi detido em São Paulo ao ser flagrado cometendo ato racista no jogo de ida, na Neo Química Arena, na terça-feira da semana passada.

Ryan comemorou o primeiro gol pelo Timão mostrando a camisa para a torcida (Crédito: GettyImages) 

 

“Quando vim aqui, disse que tem que respeitar as leis de um país. No Peru é uma lei, no Brasil é outra. Não fizemos nada em nosso estádio com eles. É um problema de justiça. Isso me deixou preocupado. Nossa justiça tem uma lei e o preparador físico fez algo que não foi bom para nós. O que o futebol tem a ver com isso? Não fizemos nada com eles lá, apenas jogamos futebol. Temos que ter muito cuidado para uma coisa que saiu do campo, entre nele. Esse clima de insegurança não é bom”, disse o treinador alvinegro.

Na chegada da delegação do Corinthians ao monumental, uma parte dos torcedores imitou som de macaco para os jogadores do Timão.

Confusão generalizada marca Universitario x Corinthians (Crédito: GettyImages) 

 

O Corinthians venceu o Universitario-PER por 2 a 1, fora de casa, e garantiu a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana pelo placar agregado de 3 a 1. O time paulista enfrentará o Newell`s Old Boys, da Argentina, na briga por um vaga nas quartas de final.


 

 

 

Copa Sul-Americana Corinthians Universitario

Leia também

PSG é batido pelo Toulouse em jogo de despedida de Mbappé


Após pronunciamento de Mbappé, Luis Enrique crava: “PSG vai...”


Artur Jorge nega bom resultado do Botafogo: “Queríamos...”


Brasileiro leva time italiano à Champions após 59 anos; veja!


Vojvoda fala sobre empate com o Botafogo e choro de Marinho


Na disputa, Bellingham garante Vini Jr: "Estou com o 'Melhor do Mundo'"