Botafogo e Fluminense não assinam documento que pede a volta das atividades no Rio - GettyImages
CORONAVÍRUS!

Botafogo e Fluminense não assinam documento que pede a volta das atividades no Rio; entenda!

Maioria dos clubes cariocas afirmaram ter condições para retornar aos treinos

Izabella Macedo Publicado em 08/05/2020, às 14h12

 

Nesta sexta-feira, 8, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Ferj, divulgou o documento em que os clubes do Rio de Janeiro que disputam a Série A do Campeonato Caioca, pedem o retorno das atividades esportivas relacionadas ao futebol "o mais breve que lhes for possível".

Mesmo que todos queiram voltar a ativa, dentre os grandes houve uma certa divisão. Vasco e Flamengo participam da carta, mas Fluminense e Botafogo não assinam o documento.
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO FUTEBOL DO RIO. pic.twitter.com/dPMY9gqOqz

— FERJ (@FFERJ) May 8, 2020
 
Em entrevista ao site Globo Esporte, o presidente Alvinegro, Nelson Mufarrej, afirmou que não concorda com o retorno das atividades no momento em que o país se aproxima do pico da pandemia.
 
"É questão de coerência ao nosso posicionamento público. Estamos próximos ao pico da pandemia, com o sistema público perto da asfixia e o que mais se fala é em lockdown. O futebol pode esperar. O retorno tem que ser orgânico. Respeito a atitude dos demais clubes, mas entendemos ser a hora de preservar a saúde de todos e por isso não assinamos", disse.
 
A publicação destaca que o Fluminense adotou a postura de somente se pronunciar sobre o assunto caso as autoridades deem um aval para o retorno.
 
Os clubes que assinaram a carta afirmam que estão preparados para retornar com as atividades em poucos dias, seguindo a "rigorosa vigilância" para evitar a exposição e a disseminação da Covid-19. Porém, disseram respeitar a posição das autoridades.
 
Na última terça-feira, 5, os representantes dos clubes de menor investimento tiveram uma reunião com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, e se comprometeram a contratar empresas para fazer a sanitização e higienização dos ambientes que vão receber os atletas.
 
A Ferj, por sua vez, prometeu tentar interlocução com as autoridades do Governo do Estado e prefeituras para conseguir a liberação, já que, por enquanto, ainda estão vetadas atividades esportivas.
 
Mesmo diante disso, os clubes acreditam que vão conseguir sensibilizar as autoridades, já que faltam apenas poucos jogos para a conclusão do estadual. Faltam duas rodadas da Taça Rio e as finais.
 
O plano de volta realizado pela Ferj prevê que as partidas sejam realizadas em apenas três estádios: Maracanã, Nilton Santos e São Januário. Além dessa medida, os locais de jogos teriam que contar com a redução do quadro de pessoas trabalhando na operação das partidas e nas comissões dos clubes.

5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Campeonato Caioca Botafogo Fluminense Vasco Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro Nelson Mufarrej Flamengo ferj

Leia também

Fortaleza e Vasco empatam sem gols pela ida da Copa do Brasil


Bragantino sofre golaço no fim e empata com Sousa na Copa do Brasil


Athletico-PR sofre virada nos acréscimos, e é derrotado na Copa do Brasil


Fluminense pressiona Sampaio Corrêa, e leva vantagem na Copa do Brasil


Borussia vence PSG, e leva vantagem para volta da Champions League


Atlético-MG vence Sport e abre boa vantagem para volta da Copa do Brasil