Xavi gerou polêmica ao falar da anulação da expulsão de Vini Jr no Real Madrid - GettyImages
EITA!

Barcelona: Xavi polemiza e discorda de anulação em expulsão de Vini Jr

A anulação da expulsão de Vini Jr foi tema de debate na entrevista coletiva de Xavi após a derrota do Barcelona para o Valladolid na La Liga

Lucas Miluzzi Publicado em 24/05/2023, às 07h59

O caso de racismo contra Vini Jr segue com sua repercussão na Espanha. Desta vez, foi Xavi quem deu uma declaração polêmica após a derrota do Barcelona para o Real Valladolid durante a última terça-feira, 23, pela 36ª rodada da La Liga. Na entrevista coletiva, o treinador do Barça foi questionado em relação a medida que a Federação Espanhola de Futebol tomou em anular o cartão vermelho recebido por Vinícius durante a derrota para o Valencia

Vinícius Jr foi expulso do jogo da última rodada da La Liga, realizado no domingo, 21, após ter levado um mata-leão do rival e revidado. Após toda a repercussão negativa do caso de racismo contra Vini Jr no Mestalla, o futebol espanhol buscou tomar algumas providências e uma delas foi a anulação de seu cartão vermelho. Xavi não gostou da decisão e questionou o motivo disso ter sido feito a favor do Real Madrid. 

Show Player

Na visão do treinador do Barcelona, a agressão de Vini Jr não está atrelada ao racismo que o jogador sofreu durante a partida contra o Mestalla. Vale destacar que o atleta foi expulso depois do jogo ter sido paralizado devido aos gritos racistas ao craque do Real Madrid. Um pouco depois, no final do confronto, uma nova confusão foi gerada, o brasileiro foi agredido e revidou. Na oportunidade, apenas o atacante merengue recebeu o cartão vermelho. 

"Não sei se é justo. Na minha opinião, deve-se censurar os atos racistas e insultos. Outra coisa são os atos dos jogadores e o que fazem dentro de campo. Está claro que houve uma agressão (de Vinicius Junior) e me surpreende a remoção do vermelho, sinceramente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra", afirmou Xavi durante a sua entrevista coletiva após a derrota de 3 a 1 do Barcelona para o Real Valladolid. 

Vermelho para Vini Jr foi anulado; saiba mais!

Nesta terça-feira, 23, a Federação Espanhola de Futebol tomou atitudes sobre o lamentável caso de racismo cometido por torcedores do Valencia contra Vini Jr. Sendo assim, o clube espanhol sofreu sua primeira punição e irá precisar fechar a “Arquibancada Mario Kempes”, setor do estádio Mestalla onde o brasileiro apontou as pessoas que o insultaram.

Dessa forma, o setor do estádio não poderá receber torcedores pelas próximas cinco partidas, que irão ser acumuladas até a próxima temporada, já que a competição tem penas duas rodadas restantes. Vale ressaltar que essa é a primeira sanção esportiva feita pela federação dentre as dez denúncias de racismo contra o atacante do Real Madrid.

Éder Militão ao lado do árbitro de Valencia x Real Madrid, no momento da expulsão de Vini Jr (Crédito: Getty Images)

Além disso, o cartão vermelho recebido por Vinicius Jr, já nos últimos minutos da partida, foi anulado pela Federação Espanhola. O brasileiro, que acabou agredindo um adversário fora de lance, foi o único punido em uma confusão onde foi sufocado por um dos atletas do Valencia, que saiu impune da situação, que foi revisada pelo VAR.


 

Real Madrid Barcelona Vinícius Jr Campeonato Espanhol Xavi

Leia também

Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco