Brasil e Panamá se enfrentaram pela primeira rodada do Grupo F da Copa do Mundo Feminina - GettyImages
ESTREIA COM VITÓRIA!

Ary Borges anota três gols, e Brasil atropela Panamá na estreia da Copa

Com três gols da estreante Ary Borges, o Brasil goleou o Panamá e iniciou a Copa do Mundo Feminina com vitória; Seleção Brasileira mantém retrospecto positivo em estreias

Gabriela Santos Publicado em 24/07/2023, às 09h57 - Atualizado às 10h12

O Brasil atropelou o Panamá por 4 a 0 nesta segunda-feira, 24, e iniciou a Copa do Mundo Feminina 2023 com vitória. Ary Borges (três vezes) e Bia Zaneratto garantiram o triunfo da Seleção Brasileira no Coopers Stadium, em Adelaide, na Austrália, na partida válida pela primeira rodada do Grupo F. 

Com o resultado, o Brasil conquistou três pontos e um importante saldo de gols para assumir a liderança do grupo, que também conta com França e Jamaica. Com o empate sem gols entre francesas e jamaicanas, as brasileiras têm dois pontos de vantagem na primeira colocação do Grupo F.

É O BRASA! QUE VITÓRIA! 🇧🇷

Grande atuação na estreia da @FIFAWWC! A palavra é orgulho! Avisa que são elas… Vamos juntas por mais! Começamos a nossa caminhada #PelaPrimeiraEstrela em grande estilo! 💛 pic.twitter.com/MbgNCKTNry

— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 24, 2023

As seleções voltam a campo pela segunda rodada da fase de grupos ainda nesta semana. No sábado, 29 de julho, às 7h (horário de Brasília), o Brasil encara a França, no Brisbane Stadium. No mesmo dia, às 9h30, o Panamá enfrenta a Jamaica.

Aproveitamento em estreias

Na nona participação em nove edições de Copas, o Brasil manteve os 100% de aproveitamento em estreias. A seleção sul-americana triunfo contra Japão, Suécia, México, Coreia do Sul (duas vezes), Nova Zelândia, Austrália e Jamaica. Veja o histórico das últimas oito estreias:

1991: 1x0 JAP - Elane
1995: 1x0 SUE - Roseli
1999: 7x1 MEX – Pretinha (3), Sissi (3), Katia C
2003: 3x0 COR - Marta e Katia C (2)
2007: 5x0 NZL - Daniela, Cristiane, Marta (2) e Renata C
2011: 1x0 AUS - Rosana
2015: 2x0 COR - Formiga e Marta
2019: 3x0 JAM - Cristiane (3)

Brasil mantém invencibilidade em estreias de Copa (Crédito: GettyImages) 

 

O jogo

Favorito no confronto, o Brasil dominou o primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, a seleção atacou pela esquerda, Bia Zaneratto recebeu passe de Debinha pelo meio e saiu em disparada para lançar Adriana na área. A camisa 11 mandou de pé direito e exigiu a boa defesa da goleira Bailey.

A Seleção Brasileira seguiu no controle das ações de ataque, pressionando a saída de bola do Panamá, e o gol saiu aos 18 minutos, com Ary Borges. No lance, Tamires tocou para Debinha, que fez o corte para o meio e cruzou para a camisa 17 cabecear sem chances para a goleira: 1 a 0.

O Brasil chegou ao segundo gol aos 38 minutos da etapa inicial, com mais uma bola na rede de Ary Borges. No lance, Adriana tocou para Tamires, que carregou para a linha de fundo e cruzou para a camisa 17 cabecear na pequena área. A goleira Bailey fez a defesa, mas a brasileira teve só o trabalho de empurrar: 2 a 0.

Brasileiras comemoram gol de Ary Borges (Crédito: GettyImages) 

 

A segunda etapa começou da melhor forma possível: com gol. Logo aos três minutos, o Brasil ampliou o placar para 3 a 0, desta vez com gol de Bia Zaneratto. Em bela jogada coletiva, Tamires abriu para Debinha na esquerda, que tabelou com Adriana. A camisa 11 cruzou para Ary Borges, que tocou de calcanhar para trás para deixar Bia livre: 3 a 0.

A goleada foi confirmada aos 25 minutos, com o terceiro gol de Ary Borges. No lance, Geyse recebeu de Tamires pela esquerda, fez o corte e cruzou de canhota. A marcação vacilou e Ary, sozinha, cabeceou: 4 a 0. 


 

 

 

Copa do Mundo Feminina Brasil copa do mundo Ary Borges Panamá

Leia também

Mourinho vira assunto de disputa política no Fenerbahçe; entenda


Raphinha marca pelo Barcelona e homenageia o Rio Grande do Sul


Botafogo: Óscar Romero e Diego Hernández são cortados por indisciplina


São Paulo topa até prejuízo para se livrar de James, diz jornalista


Craque Neto fala sobre atuação de Carlos Miguel: “Frangaço”


Vasco prepara proposta para retorno de Philippe Coutinho