Após novo caso de racismo, LaLiga cobra mudanças e pede punição - GettyImages
RACISMO NA ESPANHA

Após novo caso de racismo, LaLiga cobra mudanças e pede punição

Em nota oficial divulgada, a LaLiga afirmou que se sente impotente com a falta de punição em casos de racismo em jogos da competição espanhola

Gabriela Santos Publicado em 23/05/2023, às 15h57

Envolvida em mais um caso de racismo contra Vinicius Jr, do Real Madrid, a LaLiga divulgou um comunicado nesta terça-feira, 23, alegando que vai reforçar o pedido para a agilidade e eficiência na luta contra casos de violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte.

A entidade que organiza o Campeonato Espanhol tomou a posição dois dias após o atacante brasileiro sofrer mais uma vez com ataques de torcedores rivais em jogos da liga. O ultimo episódio ocorreu no domingo, 21, no duelo entre Real Madrid e Valencia.

Show Player

Na nota, a organização afirmou frustração pela falta e medidas sancionatória por parte de órgãos esportivos e autoridades públicas diante de casos de intolerância. Segundo o comunicado, a LaLiga solicitará a alteração da Lei 19/2007, que aborda a violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte.

De acordo com a justiça espanhol, a LaLiga só consegue colaborar na identificação e denuncia de comportamentos racistas. A punição não é cabível à organização. A entidade ai solicitar formalmente a alteração das Leis 19/2007 e 39/2022.

Vini Jr durante a partida contra o Valencia (Crédito: Getty Images)

 

“Por isso, há algum tempo, LaLiga decidiu dar um passo à frente em sua estratégia jurídica e ir direto aos tribunais. Porém, apesar disso, dar a LaLiga maior capacidade sancionatória seria uma ferramenta eficiente na luta contra o racismo no esporte”, diz um trecho do comunicado.


 

Real Madrid Caso Vini Jr laliga Vinicius Jr

Leia também

Brasileiro do Porto entra na mira do Barcelona, diz jornal espanhol


Presidente da CBF é sincero sobre possível paralisação do Brasileiro


Marcelo elogia resistência em vitória do Flu: “Saber sofrer”


Endrick pode ter apenas sete jogos até deixar o Palmeiras; confira


Douglas Costa enaltece melhorias no Fluminense: “Evolução”


Mbappé se despede oficialmente do PSG: “Precisava disso”