Fórmula 1: Entenda a polêmica no GP da Arábia Saudita de 2023 - Getty Images
POLÊMICA!

Fórmula 1: entenda a polêmica no GP da Arábia Saudita de 2023

A Fórmula 1 volta à Jeddah para o GP da Arábia Saudita, neste sábado, em momento que polêmica da etapa de 2023 ainda repercute; entenda

Gustavo Aurélio, sob supervisão de Gabriela Santos Publicado em 07/03/2024, às 13h00

Neste sábado, 9, a Fórmula 1 terá a segunda prova do ano, em uma pista que promete muitas surpresas e, se seguir o mesmo ritmo da última temporada, terá muita discussão e polêmica. Em 2023, a RBR dominou o GP da Arábia Saudita com vitória de Sergio Pérez e segunda colocação de Max Verstappen. Porém, Fernando Alonso, terceiro colocado, foi protagonista nos bastidores. Entenda!

Na pista, não teve muito segredo para a equipe austríaca, que contou com Pérez largando na pole position e segurando a posição até a bandeirada. Verstappen, por sua vez, teve uma atuação atípica, pois largou na 15ª colocação, mas escalou no grid e terminou poucos segundos atrás do companheiro.

Show Player

A polêmica toda ficou com Alonso, que tomou uma punição ainda no início da corrida, por posicionamento irregular no colchete de largada. Assim, a FIA determinou uma pena de cinco segundos. Na 19ª volta, o espanhol parou para trocar os pneus, mas a equipe da Aston Martin esperou o tempo determinado pela entidade para iniciar o pit stop.

Segundo o regulamento da FIA, quando o piloto cumpre punição nos boxes, o carro não pode ser tocado no período determinado. Porém, um macaco estava encostado na Aston Martin de Alonso, que levou o espanhol a sofrer com mais 10 segundos de decréscimo após a bandeira quadriculada. Com isso, o piloto deixaria a terceira colocação para a entrada de George Russell no pódio.

Pérez comemorando a vitória em Jeddah, na última temporada (Crédito: Getty Images)

 

O resultado da punição tirava o 100º pódio da carreira de Fernando Alonso. A decisão foi publicada após a festa dos vencedores, mas, pouco tempo depois, a FIA voltou atrás e manteve o resultado que a corrida trouxe na pista. Apesar de toda controvérsia, a história foi aceita na última temporada, mas voltou à tona menos de uma semana antes da volta à Arábia Saudita.

Segundo a ‘BBC’, Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA, está sendo investigado por uma conduta realizada no último GP da Arábia Saudita. Segundo a publicação, o mandatário teve uma intervenção na decisão da organização, que retirou a punição final à Alonso. Assim, quase um ano depois, a corrida parece ainda não ter se encerrado.


 

GP da Arábia Saudita Fernando Alonso FIA polêmica Fórmula 1

Leia também

Norris está confiante na disputa da McLaren com a RBR: “Cada vez mais...”


F1: horários do GP de Ímola e onde assistir


Pilotos da Fórmula 1 promovem homenagem a Ayrton Senna em Ímola


F1: Pierre Gasly pilota primeiro carro de Ayrton Senna na categoria


Hamilton se solidariza com o Rio Grande do Sul: “Meu coração...”


F1: Russell apoia possível parceria com Verstappen na Mercedes