Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Oswaldo de Oliveira (Treinador de Futebol)

Oswaldo de Oliveira
Oswaldo de Oliveira - GettyImages
Nome CompletoOswaldo de Oliveira Filho
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento05/12/1950
69 anos, 9 meses
Local NascimentoRio de Janeiro
Wikipedia Oswaldo de Oliveira

Oswaldo de Oliveira é um treinador de futebol consagrado em sua carreira. Teve passagens por todos os times grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nascido em 5 de dezembro de 1950, Oswaldo teve sua 1ª experiência na área técnica no Corinthians, em 1999. No 1° ano com a equipe, conquistou o Campeonato Paulista e o título Brasileiro. Natural da Cidade Maravilhosa, o treinador venceu o Mundial de Clubes, em 2000. Esse foi o principal torneio vencido pelo técnico em sua trajetória.

No mesmo ano em que venceu o Mundial, Oswaldo foi demitido e assumiu o Vasco da Gama. Com os cariocas, venceu a Copa Mercosul. Depois disso, o treinador teve dificuldades para permanecer por longos períodos nas equipes. Com passagens por Fluminense, São Paulo, Flamengo, entre outros clubes, Oliveira não conseguiu se firmar no comando desses times. Até que, surge o Kashima Antlers , do Japão. Por lá, o experiente técnico permaneceu de 2007 a 2011, com oito títulos conquistados.

Em 2012, retornou ao futebol brasileiro e comandou a equipe do Botafogo em uma temporada inteira. Com a maestria de Seedorf, o time carioca conquistou a vaga para a Libertadores do ano seguinte. Depois do bom trabalho com os cariocas, Oswaldo passou por Santos, Palmeiras, Flamengo e Sport, todos sem um sucesso expressivo.

No ano de 2017, se arriscou e foi trabalhar no Al-Arabi, do Catar. Na mesma temporada, voltou para comandar o Atlético Mineiro, onde permaneceu até 2018.

Em 2019, estava trabalhando no Urawa Red Diamonds, do Japão, onde venceu a Copa do Imperador. Porém, o treinador foi demitido em maio após sofrer uma goleada na liga local. Em agosto, recebeu o convite para ser treinador do Fluminense.

No clube das Laranjeiras, não conseguiu dar um padrão tático aos seus comandados e durante jogo contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, substituiu o meio-campista Paulo Henrique Ganso. O atleta não gostou da escolha do técnico e o chamou de “burro”. Oswaldo não gostou da atitude do jogador e retrucou as ofensas no gramado do Maracanã. No dia seguinte, o treinador foi demitido pela diretoria tricolor e permanece sem clube até os dias de hoje.

Quanto a sua vida pessoal, Oswaldo de Oliveira é casado com Jennifer Setti e tem três filhos: Gabriel, Guilherme e Natália de Oliveira. 


Artigos relacionados a Oswaldo de Oliveira